Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4978
Título: Propagação de sólitons em fibra óptica
Autor(es): BARRETO, Luiz Murilo Marques
Orientador(es): RICOTTA, Regina Maria
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ondas;Fibra óptica
Data do documento: 2020
Editor: 002
Referência Bibliográfica: BARRETO, Luiz Murilo Marques. Propagação de sólitons em fibra óptica, 2020 – Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Materiais) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2020.
Resumo: Nesse trabalho apresentaremos como é possível a propagação de um sóliton em um sistema de fibra óptica, considerando o comprimento de onda, o comprimento da fibra óptica, ou seja, a distância de propagação o material que a fibra é feita e o nível de pureza. Tendo um feixe de luz dentro da fibra óptica passamos pelo fenômeno da reflexão interna total, o que assegura que o feixe se manterá dentro da fibra. Por conta da dispersão material e da não linearidade, teremos ambos os efeitos se contrabalanceando e criando esse perfil solitônico que não irá se alterar conforme viaja pela fibra, onde ele pode ser aplicado em instalações de pequeno porte, devido a dificuldade de reprodução e da reprodução das características da fibra.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4978
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Murilo Marques Barreto.pdf496.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.