Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4576
Título: Riscos de contaminação microbiológica em alimento mal acondicionado
Autor(es): BORDINO, Ana Julia Prudencio
RIBEIRO, Mariana Leal
Orientador(es): JACOB, Edelma Alencar Lima
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Química;Microbiologia;Açaí;Intoxicação alimentar
Data do documento: Dez-2020
Editor: 027
Referência Bibliográfica: BORDINO, Ana Julia Prudêncio; RIBEIRO, Mariana Leal. Riscos de contaminação microbiológica em alimento mal acondicionado. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, SP, 2020.
Resumo: O açaí é um fruto popular, e passou a fazer parte do nosso cotidiano, seja em suco ou na tigela, acompanhado de frutas e granolas, o fruto é rico em vitaminas e nutrientes que contribuem para a manutenção da saúde. Esse alimento está presente no dia a dia de muitos brasileiros, em diversos períodos do dia. Mas, sua armazenagem merece alguns cuidados que, se não tomados, podem comprometer a qualidade do produto e acima disso, trazer consequências para quem consome. Este trabalho tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre os perigos que podem vir sofrer ao ingerir açai e outros alimentos contaminados devido ao mal armazenamento Pois com o mal acondicionamento estes, podem ocasionar diversas doenças causadas por microrganismos como a Salmonella, Escherichia Coli, Sthapyloccus Aureus, Coliformes, Bacillus Cereus, Rotavírus e Norovirus. Essas doenças podem causar diarreia constante, dor abdominal ou cólicas frequentes, enjoos, vômitos e febre abaixo de 38º C. Uma vez que a grande maioria dessas bactérias sobrevivem em temperaturas baixas, sendo apenas destruídas pela pasteurização (choque térmico dos alimentos). A partir, das pesquisas bibliográficas e de campo realizadas no desenvolvimento deste trabalho, foi observado que grande parte da população cerca de 80% consome muitos alimentos que devem ser mantidos acondicionados em baixa temperatuda, no entanto destas, 40% não observam os rótulos das embalagens e as informações neles contidas, 71,3% já consumiu alimentos vencidos,12,5% não seguem as informações sugeridas nos rótulos pelos fabricantes 81,8% já teve ou conhece alguém que teve problemas de saúde por consumir alimentos contaminados e 63,6% já utilizou a mesma colher que usou para comer para se servir novamente, podendo contaminar o alimento com seus próprios microrganismos e podendo passar pra outras pessoas que consumirem o mesmo
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4576
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Riscos de contaminação microbiológica em alimento mal.pdf
  Restricted Access
1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.