Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4508
Título: Ginástica laboral para o setor industrial de embalagem de alimentos
Autor(es): ENDO, Amélia Mayumi Silva
LOPES, Ana Julia Vieira
SILVA, Gustavo Aparecido Jorge da
QUEIROZ, Leonardo Henrique
FERREIRA, Marcela Grandis
Orientador(es): TOMAZ, Mara Regina Arenhardt
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Segurança do trabalho;Doenças ocupacionais;Ergonomia no trabalho
Data do documento: Jul-2020
Editor: 027
Referência Bibliográfica: ENDO, Amélia Mayumi Silva et al. Ginástica laboral para o setor industrial de embalagem de alimentos, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, SP, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como foco principal orientar e conscientizar sobre as lesões causadas aos trabalhadores por postura incorreta e ações repetitivas, as consequências e a importância da ergonomia no trabalho. Essas lesões e doenças ocupacionais provenientes de falta de cuidado e orientação dos riscos fornecidos pela empresa e da função desempenhada pelo trabalhador, são os principais motivos do grande número de afastamentos e atestados, com isso fizemos análises e começamos a desenvolver o trabalho. E por meio de avaliações realizadas pela observação dos colaboradores, levando em consideração o modo como é realizado o serviço, a posição e os movimentos que o colaborador executa durante a jornada de trabalho e o respectivo mobiliário, foram verificados os possíveis problemas causados pela postura inadequada e as atividades repetitivas. Como solução fora indicada a implantação da ginástica laboral que seria onde os funcionários realizam uma série de exercícios físicos, que geralmente duram em torno de cinco a quinze minutos antes do início do expediente, sendo ela orientada por uma fisioterapeuta, tudo isso no local de trabalho como uma alternativa de prevenção de possíveis lesões e DORT’s, que podem ser desenvolvidas com o decorrer do tempo de trabalho. Com o desenvolvimento de um plano de ação ergonômico direcionado ao posto de trabalho, objetivando o bem-estar aos trabalhadores. As ações de conscientização seriam para mostrar ao colaborador que a empresa busca o bemestar dele, cuida da sua saúde, o que levaria com toda certeza a uma maior produtividade, desempenho e motivação para a realização de suas atribuições. Nosso objetivo é orientar sobre o programa e mostrar que ele realmente traz resultados positivos para a empresa e que vale a pena desenvolver essa ação em prol de seu colaborador, que irá gerar maior rentabilidade para ele.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/4508
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ginastica Laboral.pdf
  Restricted Access
1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.