Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/426
Title: Ambientes virtuais de aprendizagem e avaliação do AVA Moodle
Other Titles: AVA Moodle Virtual environments for learning and evaluation
Authors: BONNEAU, Pedro Enderle
Advisor: ROCCIA, Clerivaldo José
Other contributor: LACERDA, Antonio Alfredo
ANDRADE, Kleber de Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Informática - educação
Issue Date: 10-Dec-2015
Publisher: 004
Citation: BONNEAU, Pedro Enderle. Ambientes virtuais de aprendizagem e avaliação do AVA Moodle, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Abstract: Ambientes virtuais de aprendizagem são cada vez mais importantes no cenário da educação, tendo se tornado uma ferramenta quase obrigatória no ensino superior, tanto para permitir a Educação à Distância, quanto para apoiar o ensino presencial. O objetivo desse Trabalho de Conclusão de Curso é realizar a avaliação do software Moodle, sendo esse o principal AVA de código aberto utilizado mundialmente. Para tanto, foram estudados na revisão bibliográfica aspectos sobre Educação à Distância, conceitos e funcionalidades de sistemas AVA, e conceitos de usabilidade que subsidiaram a pesquisa. Também foram revisados os principais pontos de alguns sistemas AVA open source, sendo eles o Teleduc, Atutor, Moodle e Sakai. Foi então conduzido um estudo de usabilidade, com aplicação de um questionário, junto a alunos dessa instituição que utilizam o sistema Moodle. Analisando-se os resultados, foi possível identificar os pontos do sistema que segundo as respostas dos participantes exigem aprimoramentos, o que possibilitaria a utilização desse AVA com mais eficiência, e certamente auxiliaria o processo educacional onde se faz uso dessa ferramenta. Após as análises dos resultados da pesquisa, foram apresentadas sugestões de melhorias para ambientes AVA, baseadas nas respostas obtidas ao longo da pesquisa.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/426
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20152S_BONNEAUPedroEnderle_CD2416.pdf3.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.