Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/426
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCCIA, Clerivaldo José | pt.br |
dc.contributor.author | BONNEAU, Pedro Enderle | |
dc.contributor.other | LACERDA, Antonio Alfredo | pt.br |
dc.contributor.other | ANDRADE, Kleber de Oliveira | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-06-21T12:43:55Z | |
dc.date.available | 2017-06-21T12:43:55Z | |
dc.date.issued | 2015-12-10 | |
dc.identifier.citation | BONNEAU, Pedro Enderle. Ambientes virtuais de aprendizagem e avaliação do AVA Moodle, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/426 | |
dc.description.abstract | Ambientes virtuais de aprendizagem são cada vez mais importantes no cenário da educação, tendo se tornado uma ferramenta quase obrigatória no ensino superior, tanto para permitir a Educação à Distância, quanto para apoiar o ensino presencial. O objetivo desse Trabalho de Conclusão de Curso é realizar a avaliação do software Moodle, sendo esse o principal AVA de código aberto utilizado mundialmente. Para tanto, foram estudados na revisão bibliográfica aspectos sobre Educação à Distância, conceitos e funcionalidades de sistemas AVA, e conceitos de usabilidade que subsidiaram a pesquisa. Também foram revisados os principais pontos de alguns sistemas AVA open source, sendo eles o Teleduc, Atutor, Moodle e Sakai. Foi então conduzido um estudo de usabilidade, com aplicação de um questionário, junto a alunos dessa instituição que utilizam o sistema Moodle. Analisando-se os resultados, foi possível identificar os pontos do sistema que segundo as respostas dos participantes exigem aprimoramentos, o que possibilitaria a utilização desse AVA com mais eficiência, e certamente auxiliaria o processo educacional onde se faz uso dessa ferramenta. Após as análises dos resultados da pesquisa, foram apresentadas sugestões de melhorias para ambientes AVA, baseadas nas respostas obtidas ao longo da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Informática - educação | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Ambientes virtuais de aprendizagem e avaliação do AVA Moodle | pt_BR |
dc.title.alternative | AVA Moodle Virtual environments for learning and evaluation | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20152S_BONNEAUPedroEnderle_CD2416.pdf | 3.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.