Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41455
Título: Avaliação de perdas quantitativas na colheita do amendoim
Título(s) alternativo(s): Evaluation of quantitative losses in peanut harvesting
Autor(es): DANTAS, Thaíssa da Silva
Orientador(es): PINOTTI, Élvio Brasil
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Amendoim;Perdas agrícolas;Colheita
Data do documento: 5-Jun-2024
Editor: 259
Referência Bibliográfica: DANTAS, Thaíssa da Silva. Avaliação de perdas quantitativas na colheita do amendoim. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2024.
Resumo: O cultivo do amendoim no Brasil é uma atividade agrícola importante no se refere ao âmbito nacional e internacional principalmente na esfera da indústria alimentícia. Tal cultura vem apresentando um rápido crescimento que contribui para a economia do país, gera empregos e fornece um produto versátil e nutritivo para o mercado, tornando essencial um aprofundamento nos estudos sobre seu cultivo principalmente na etapa de maior perda, a colheita. Desse modo, este trabalho tem como objetivo utilizar o método a Cartilha “LAMMA” do produtor rural para verificar as perdas quantitativas na colheita do amendoim. O experimento foi realizado uma das propriedades do Sítio Aparecidinha localizada na cidade de Novos Cravinhos SP, em uma área de 36,92 ha. Através do uso software QGIS foram determinados 40 pontos amostrais, representando aproximadamente 1 ha/ponto. Foram avaliadas as Perdas Visíveis (PVA), Invisíveis (PIA) e Totais (PTA) no arranquio, Perdas Visíveis Totais (PVT) e Perdas Totais na Colheita (PTC), além da Produtividade Bruta (PB) e Produtividade Bruta Total (PBT). Mediante aos dados coletados, foi confeccionada uma tabela com os valores em sc/ha e em seguida feita uma análise estatística com dados médios e desvio padrão. Foi possível concluir que no cultivo desta área, houve uma produtividade de aproximadamente 67 sc/ha e um prejuízo equivalente a R$30.626,75, tendo maior perda no processo de arranquio.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41455
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2024_1_thaissadantas_avaliacaodeperdasquantitativas.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.