Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41165
Título: Avaliação de dano mecânico na colheita de soja em diferentes regulagens no sistema de trilha
Título(s) alternativo(s): Evaluation of mechanical damage in soybean harvesting under different threshing system settings
Autor(es): KOLLING, Lucas
GONÇALVES, Marcelo Marcato
NYSSEN, Rafael Theodorus
Orientador(es): PADOVAN, Luiz Atílio
SANTOS, Lara Marie Guanais
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Mecanização agrícola;Danos por fatores ambientais;Sementes;Qualidade;Qualidade da produção
Data do documento: 4-Jun-2025
Editor: 259
Referência Bibliográfica: KOLLING, Lucas; GONÇALVES, Marcelo Marcato; NYSSEN, Rafael Theodorus. Avaliação de dano mecânico na colheita de soja em diferentes regulagens no sistema de trilha, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2025.
Resumo: A eficiência da colheita mecanizada da soja está diretamente relacionada à preservação da qualidade física dos grãos. Este estudo teve como objetivo quantificar os danos mecânicos, visíveis e não visíveis, em sementes de soja submetidas a diferentes configurações operacionais da colhedora. O experimento foi conduzido na safra 2024/2025, em Cândido Mota/SP, empregando uma colhedora automotriz modelo John Deere S440. Foram testadas seis combinações de regulagem, variando a abertura do côncavo (8, 10 e 12 mm) e a rotação do rotor (550 a 650 rpm), mantendo a velocidade de deslocamento da máquina constante. Os danos visuais foram avaliados por inspeção direta e os danos invisíveis mediante tratamento com solução de hipoclorito. Os dados foram submetidos à análise estatística, revelando diferenças significativas entre os tratamentos. O tratamento 4 (T4) com a combinação de côncavo em 12 mm e rotor à 650 rpm apresentou o melhor desempenho, com menores índices de dano em ambas as categorias, enquanto T2 na combinação côncavo em 8 mm e rotor à 650 rpm registrou os piores resultados com um dano invisível de 15,5%. Conclui-se que a regulagem adequada utilizada em uma colhedora, é fator determinante para a redução de perdas e manutenção da qualidade dos grãos, sendo essencial no contexto de uma produção agrícola tecnificada e de alta eficiência, recomenda-se a coleta de amostras de perdas quantitativas e qualitativas, para uma possível análise da relação em ambos os aspectos de perda atreladas a combinações de abertura do côncavo e rotação de rotor.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41165
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2025_1_lucaskolling_avaliacaodedadomecanico.pdf809.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.