Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41149
Título: A contribuição de Getúlio Vargas para a administração pública: as transformações das estatais ao longo da história
Autor(es): MAROLLI, Ana Luiza
ROJAS, Celina Villca
RIBEIRO, Gabrielly Macario de Souza
SANTOS, Mariana Matias Alves dos
LIMA, Marysol Feitosa Vieira
RESENDE, Nathany Geovanna Santos
Orientador(es): MOTA, Cristiane Pereira da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Empresas públicas;Administração pública;Desestatização
Data do documento: 28-Nov-2025
Editor: 159
Referência Bibliográfica: MAROLLI, Ana Luiza; ROJAS, Celina Villca; RIBEIRO, Gabrielly Macario de Souza;SANTOS, Mariana Matias Alves dos; LIMA, Marysol Feitosa Vieira; RESENDE, Nathany Geovanna Santos. A contribuição de Getúlio Vargas para a administração pública: as transformações das estatais ao longo da história, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em administração integrado ao ensino médio) – Etec Parque da Juventude, 2025.
Resumo: O presente estudo trata de uma ponderação acerca da contribuição da gestão de Getúlio Vargas para o avanço da administração pública no Brasil. A análise enfoca as principais empresas estatais do país que foram instituídas e aprimoradas durante esse período: a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras). As observações iniciam com o panorama histórico da ascensão de Vargas ao poder e sua estratégia para a centralização governamental, destacando os reflexos da intervenção estatal para impulsionar a industrialização nacional e fomentar a economia brasileira por meio de empresas públicas cruciais da época. Para tal, o trabalho emprega uma pesquisa bibliográfica e documental, examinando a evolução dessas principais estatais ao longo do tempo, abordando as repercussões do regime militar sobre elas, os processos de desestatização (privatizações) que sofreram e os obstáculos encontrados na contemporaneidade, que evidenciaram deficiências na governança corporativa e na supervisão estatal. O objetivo é avaliar criticamente se a transição dessas empresas públicas para privadas representou um avanço em termos de eficiência e desenvolvimento econômico, ou se resultou em fragilização do controle estatal e perda de funções estratégicas para o país.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41149
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
02 - TCC - GETÚLIO VARGAS E AS ESTATAIS_Final.pdfArquivo monografia813.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.