Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41073
Título: Gestão colaborativa e inovação em microempresas do ramo feminino no Bom Retiro (SP)
Título(s) alternativo(s): Collaborative management and innovation in women-owned micro-enterprises in Bom Retiro (SP)
Autor(es): SILVA, Andresa Tatiana da
BUENO, João Victor Perfeito
LUCIO, Karina Tatiane
LOPES, Katyele Tainara Santana
Orientador(es): PEREIRA, Samaris Ramiro
CAETANO, Bruna Moreira dos Santos
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Cooperação econômica;Moda feminina;Microempresas;Empreendedorismo
Data do documento: 25-Nov-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SILVA, Andresa Tatiana da; BUENO, João Victor Perfeito; LUCIO, Karina Tatiane; LOPES, Katyele Tainara Santana. Gestão colaborativa e inovação em microempresas do ramo feminino no Bom Retiro (SP), 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: Este artigo investiga como microempresas atuantes no ramo feminino da moda, localizadas no bairro do Bom Retiro, São Paulo (SP), têm utilizado práticas de economia colaborativa no primeiro semestre de 2025 para manter seus negócios sustentáveis, inovadores e resilientes frente aos desafios estruturais e territoriais. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de natureza exploratória, articulando uma revisão integrativa da literatura com uma pesquisa de campo baseada em questionário de opinião e observação direta no território. Os resultados parciais indicam que práticas como compartilhamento de espaços, compras coletivas, parcerias em eventos e trocas de serviços têm sido utilizadas por empreendedoras para reduzir custos, ampliar a visibilidade e fortalecer redes de apoio. Além disso, 80% das entrevistadas afirmaram adotar ações sustentáveis, como reaproveitamento de materiais e logística reversa, demonstrando alinhamento prático com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), mesmo sem nomeá-los diretamente. As evidências coletadas reforçam o papel da economia colaborativa não apenas como estratégia de sobrevivência, mas como instrumento de transformação local e inovação social. O estudo contribui para a compreensão de modelos alternativos de gestão ancorados na coletividade, no território e na solidariedade empreendedora.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/41073
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.