Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40263| Title: | Falaé libras: plataforma digital para o auxílio no ensino básico infantil de libras |
| Other Titles: | Falaé libras: a digital platform to assist in teaching sign language to children in basic education. |
| Authors: | VIEIRA, Alana Vitória da Silva PÙREZA, Alexhandre Rickhelmer Batalha GONÇALVES, Marcos Vinicius Aparecido da Silva SANTOS, Vitória Jullyeny Rabaquim dos |
| Advisor: | SONSINO, Bruno Augusto |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Língua brasileira de sinais;Acessibilidade ao meio físico;Inclusão social |
| Issue Date: | 9-Dec-2025 |
| Publisher: | 026 |
| Citation: | VIEIRA, Alana Vitória da Silva; PÚREZA, Alexhandre Rickhelmer Batalha; GONÇALVES, Marcos Vinícius Aparecido da Silva; SANTOS, Vitória Jullveny Rabaquim dos. FALAÊ LIBRAS: plataforma digital para o auxílio no ensino básico infantil de libras. 2025. 28 p. Monografia. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Informática) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2025. |
| Abstract: | O projeto Falaê Libras é uma iniciativa criada para promover acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência auditiva, buscando reduzir as barreiras ainda presentes entre ouvintes e não ouvintes na sociedade brasileira. Essas barreiras surgem, principalmente, da falta de compreensão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da escassez de ferramentas tecnológicas que apoiem uma comunicação eficiente. Diante disso, o projeto teve como objetivo desenvolver uma solução tecnológica capaz de facilitar a interação entre esses grupos, ampliando a inclusão e fortalecendo o diálogo social. Ao longo do desenvolvimento, a equipe realizou estudos aprofundados sobre a comunidade surda, conhecendo suas necessidades, suas formas de comunicação e os desafios que enfrentam diariamente. Esse processo contribuiu não apenas para a fundamentação técnica da proposta, mas também para o crescimento acadêmico, social e humano dos participantes, que passaram a compreender de forma mais sensível a importância da acessibilidade e da valorização das diferenças. A experiência permitiu que os envolvidos refletissem sobre responsabilidade social e sobre o papel essencial da tecnologia como ferramenta transformadora. Os resultados do projeto mostraram que a iniciativa ampliou o conhecimento técnico da equipe e aumentou sua consciência sobre inclusão, evidenciando o potencial do Falaê Libras para apoiar a construção de ambientes mais acessíveis e acolhedores. Dessa forma, o projeto reforça a relevância de criar soluções tecnológicas voltadas à inclusão, demonstrando que ações bem planejadas podem transformar realidades, aproximar diferentes públicos e contribuir significativamente para uma sociedade mais igualitária. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40263 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| informatica_2025_2_alanavitoriadasilvavieira_falaelibras.pdf | 3.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.