Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40263Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | SONSINO, Bruno Augusto | - |
| dc.contributor.author | VIEIRA, Alana Vitória da Silva | - |
| dc.contributor.author | PÙREZA, Alexhandre Rickhelmer Batalha | - |
| dc.contributor.author | GONÇALVES, Marcos Vinicius Aparecido da Silva | - |
| dc.contributor.author | SANTOS, Vitória Jullyeny Rabaquim dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-23T13:56:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-23T13:56:58Z | - |
| dc.date.issued | 2025-12-09 | - |
| dc.identifier.citation | VIEIRA, Alana Vitória da Silva; PÚREZA, Alexhandre Rickhelmer Batalha; GONÇALVES, Marcos Vinícius Aparecido da Silva; SANTOS, Vitória Jullveny Rabaquim dos. FALAÊ LIBRAS: plataforma digital para o auxílio no ensino básico infantil de libras. 2025. 28 p. Monografia. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Informática) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40263 | - |
| dc.description.abstract | O projeto Falaê Libras é uma iniciativa criada para promover acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência auditiva, buscando reduzir as barreiras ainda presentes entre ouvintes e não ouvintes na sociedade brasileira. Essas barreiras surgem, principalmente, da falta de compreensão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da escassez de ferramentas tecnológicas que apoiem uma comunicação eficiente. Diante disso, o projeto teve como objetivo desenvolver uma solução tecnológica capaz de facilitar a interação entre esses grupos, ampliando a inclusão e fortalecendo o diálogo social. Ao longo do desenvolvimento, a equipe realizou estudos aprofundados sobre a comunidade surda, conhecendo suas necessidades, suas formas de comunicação e os desafios que enfrentam diariamente. Esse processo contribuiu não apenas para a fundamentação técnica da proposta, mas também para o crescimento acadêmico, social e humano dos participantes, que passaram a compreender de forma mais sensível a importância da acessibilidade e da valorização das diferenças. A experiência permitiu que os envolvidos refletissem sobre responsabilidade social e sobre o papel essencial da tecnologia como ferramenta transformadora. Os resultados do projeto mostraram que a iniciativa ampliou o conhecimento técnico da equipe e aumentou sua consciência sobre inclusão, evidenciando o potencial do Falaê Libras para apoiar a construção de ambientes mais acessíveis e acolhedores. Dessa forma, o projeto reforça a relevância de criar soluções tecnológicas voltadas à inclusão, demonstrando que ações bem planejadas podem transformar realidades, aproximar diferentes públicos e contribuir significativamente para uma sociedade mais igualitária. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Informática | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 026 | pt_BR |
| dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
| dc.subject | Acessibilidade ao meio físico | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
| dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
| dc.title | Falaé libras: plataforma digital para o auxílio no ensino básico infantil de libras | pt_BR |
| dc.title.alternative | Falaé libras: a digital platform to assist in teaching sign language to children in basic education. | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| informatica_2025_2_alanavitoriadasilvavieira_falaelibras.pdf | 3.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.