Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSONSINO, Bruno Augusto-
dc.contributor.authorVIEIRA, Alana Vitória da Silva-
dc.contributor.authorPÙREZA, Alexhandre Rickhelmer Batalha-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Marcos Vinicius Aparecido da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Vitória Jullyeny Rabaquim dos-
dc.date.accessioned2025-12-23T13:56:58Z-
dc.date.available2025-12-23T13:56:58Z-
dc.date.issued2025-12-09-
dc.identifier.citationVIEIRA, Alana Vitória da Silva; PÚREZA, Alexhandre Rickhelmer Batalha; GONÇALVES, Marcos Vinícius Aparecido da Silva; SANTOS, Vitória Jullveny Rabaquim dos. FALAÊ LIBRAS: plataforma digital para o auxílio no ensino básico infantil de libras. 2025. 28 p. Monografia. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Informática) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40263-
dc.description.abstractO projeto Falaê Libras é uma iniciativa criada para promover acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência auditiva, buscando reduzir as barreiras ainda presentes entre ouvintes e não ouvintes na sociedade brasileira. Essas barreiras surgem, principalmente, da falta de compreensão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da escassez de ferramentas tecnológicas que apoiem uma comunicação eficiente. Diante disso, o projeto teve como objetivo desenvolver uma solução tecnológica capaz de facilitar a interação entre esses grupos, ampliando a inclusão e fortalecendo o diálogo social. Ao longo do desenvolvimento, a equipe realizou estudos aprofundados sobre a comunidade surda, conhecendo suas necessidades, suas formas de comunicação e os desafios que enfrentam diariamente. Esse processo contribuiu não apenas para a fundamentação técnica da proposta, mas também para o crescimento acadêmico, social e humano dos participantes, que passaram a compreender de forma mais sensível a importância da acessibilidade e da valorização das diferenças. A experiência permitiu que os envolvidos refletissem sobre responsabilidade social e sobre o papel essencial da tecnologia como ferramenta transformadora. Os resultados do projeto mostraram que a iniciativa ampliou o conhecimento técnico da equipe e aumentou sua consciência sobre inclusão, evidenciando o potencial do Falaê Libras para apoiar a construção de ambientes mais acessíveis e acolhedores. Dessa forma, o projeto reforça a relevância de criar soluções tecnológicas voltadas à inclusão, demonstrando que ações bem planejadas podem transformar realidades, aproximar diferentes públicos e contribuir significativamente para uma sociedade mais igualitária.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Informáticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher026pt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectAcessibilidade ao meio físicopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleFalaé libras: plataforma digital para o auxílio no ensino básico infantil de libraspt_BR
dc.title.alternativeFalaé libras: a digital platform to assist in teaching sign language to children in basic education.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
informatica_2025_2_alanavitoriadasilvavieira_falaelibras.pdf3.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.