Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40197| Título: | Inteligência artificial e employee experience: como a tecnologia pode melhorar o desempenho do colaborador |
| Título(s) alternativo(s): | Artificial intelligence and employee experience: how technology can improve employee performance |
| Autor(es): | SANTOS, Cibele Proença dos SILVA, Greice Marques da CARVALHO, Silvana Monteiro |
| Orientador(es): | SILVA, Elton Roberto da |
| Tipo documental: | Artigo Científico |
| Palavras-chave: | Inteligência artificial;Recursos humanos;Avaliação de desempenho |
| Data do documento: | 4-Dez-2025 |
| Editor: | 098 |
| Referência Bibliográfica: | SANTOS, Cibele Proença dos; SILVA, Greice Marques da; CARVALHO, Silvana Monteiro. Inteligência artificial e employee experience: como a tecnologia pode melhorar o desempenho do colaborador. 2025. 10 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2025. |
| Resumo: | O trabalho analisa o uso da Inteligência Artificial (IA) no ambiente
corporativo e seus impactos na experiência e desempenho dos colaboradores. Por
meio de revisão teórica e pesquisa aplicada com profissionais de diferentes
empresas, identificou-se que 61,9% já utilizam ferramentas de IA e 85,1% percebem
melhorias em suas rotinas. Os resultados apontam que a IA contribui para otimizar
processos e aumentar a produtividade, mas também apresenta desafios como a
falta de capacitação, preocupações éticas e resistência à mudança. Conclui-se que
o uso responsável e humanizado da IA pode fortalecer a experiência do colaborador
e promover ambientes corporativos mais inovadores e equilibrados. The study analyzes the use of Artificial Intelligence (AI) in the corporate environment and its impact on employee experience and performance. Through a theoretical review and applied research with professionals from different companies, it was found that 61.9% already use AI tools and 85.1% perceive improvements in their routines. The results indicate that AI contributes to optimizing processes and increasing productivity, but also presents challenges such as lack of training, ethical concerns, and resistance to change. It is concluded that the responsible and humanized use of AI can strengthen the employee experience and promote more innovative and balanced corporate environments. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40197 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tecnicorecursoshumanos_2025_2_ cibelesantos_ia.pdf | 267.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.