Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40094| Título: | Estratégias na gestão de estoques em lojas de cosméticos |
| Título(s) alternativo(s): | Strategies for inventory management in cosmetics stores |
| Autor(es): | SILVA, Emanuelly Dias da MALAFATTI, Gabrielli Stagni NASCIMENTO, Jennifer Arkyane de Olinda SARTORI, Kawany de Oliveira CURATITO, Laís de Carvalho |
| Orientador(es): | GRACIANO, Matheus Pereira |
| Tipo documental: | Artigo Científico |
| Palavras-chave: | Estratégia de estoque;Estoques;Lojas |
| Data do documento: | 2-Dez-2025 |
| Editor: | 287 |
| Referência Bibliográfica: | SILVA, Emanuelly Dias da et al. Estratégias na gestão de estoques em lojas de cosméticos. 2025. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Técnico em Administração), ETEC João Elias Margutti, Santa Cruz das Palmeiras, 2025. |
| Resumo: | O tema do trabalho é identificar as melhores estratégias gerenciais para otimizar o
desempenho dos estoques nas lojas de cosméticos. O problema de pesquisa consiste em
entender quais as melhores estratégias de gestão de estoque para otimizar o desempenho
de lojas de cosméticos. O estudo foca na relevância da gestão de estoque no setor de
cosméticos, destacando seu impacto social, promovendo a sustentabilidade e o uso
consciente de recursos e profissional. Estratégias como previsão de demanda e
classificação de produtos são essenciais para otimizar o armazenamento. O objetivo geral
é identificar as melhores estratégias gerenciais para otimizar o desempenho dos estoques nas lojas de cosméticos. A metodologia adotada tem abordagem qualitativa, com tipos
explicativa e estudo de caso, e utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica, documental
e estudo de caso. A gestão eficaz de estoques é crucial para o varejo de cosméticos, que
vive um momento de amadurecimento focado em autocuidado e sustentabilidade. Vai além
da guarda, sendo um processo estratégico que garante acuracidade, controla custos e
utiliza indicadores como Giro e Cobertura. A integração de Curva ABC, PEPS e Inventário
Cíclico, apoiada por tecnologia e colaboração omnichannel, é vital para o desperdício zero,
aumentando a rentabilidade e satisfação do cliente. Estratégias como previsão de
demanda, controle automatizado e logística reversa são indispensáveis, sendo a ausência
delas prejudicial. The theme of this work is to identify the best managerial strategies for optimizing inventory performance in cosmetics stores. The research problem and general objective aim to understand and define these strategies. The study emphasizes the relevance of inventory management in the dynamic cosmetics sector, highlighting its social impact (promoting sustainability and conscious resource use) and its professional role as a competitive differentiator. Strategies such as demand forecasting and product classification are essential for optimizing storage. The methodology is qualitative and explanatory, based on bibliographic research, documentary analysis, and a case study. Effective inventory management is crucial for the cosmetics retail sector, which is maturing with a focus on self care and sustainability. It is a strategic process that ensures accuracy, controls costs, and utilizes indicators like Inventory Turnover and Coverage. The integration of methods such as the ABC Curve, FIFO (PEPS), and Cycle Counting, supported by real-time technology and omnichannel collaboration, is vital for achieving zero waste, increased profitability, and customer satisfaction. Strategies like automated control and Reverse Logistics are indispensable, as their absence leads to losses and financial detriment. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40094 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| mtecadministracao_2025_2_emanuellysilva_estrategiasnagestaodeestoquesemlojadecosmeticos.pdf | 398.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.