Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40094
Title: Estratégias na gestão de estoques em lojas de cosméticos
Other Titles: Strategies for inventory management in cosmetics stores
Authors: SILVA, Emanuelly Dias da
MALAFATTI, Gabrielli Stagni
NASCIMENTO, Jennifer Arkyane de Olinda
SARTORI, Kawany de Oliveira
CURATITO, Laís de Carvalho
Advisor: GRACIANO, Matheus Pereira
type of document: Artigo Científico
Keywords: Estratégia de estoque;Estoques;Lojas
Issue Date: 2-Dec-2025
Publisher: 287
Citation: SILVA, Emanuelly Dias da et al. Estratégias na gestão de estoques em lojas de cosméticos. 2025. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Técnico em Administração), ETEC João Elias Margutti, Santa Cruz das Palmeiras, 2025.
Abstract: O tema do trabalho é identificar as melhores estratégias gerenciais para otimizar o desempenho dos estoques nas lojas de cosméticos. O problema de pesquisa consiste em entender quais as melhores estratégias de gestão de estoque para otimizar o desempenho de lojas de cosméticos. O estudo foca na relevância da gestão de estoque no setor de cosméticos, destacando seu impacto social, promovendo a sustentabilidade e o uso consciente de recursos e profissional. Estratégias como previsão de demanda e classificação de produtos são essenciais para otimizar o armazenamento. O objetivo geral é identificar as melhores estratégias gerenciais para otimizar o desempenho dos estoques nas lojas de cosméticos. A metodologia adotada tem abordagem qualitativa, com tipos explicativa e estudo de caso, e utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. A gestão eficaz de estoques é crucial para o varejo de cosméticos, que vive um momento de amadurecimento focado em autocuidado e sustentabilidade. Vai além da guarda, sendo um processo estratégico que garante acuracidade, controla custos e utiliza indicadores como Giro e Cobertura. A integração de Curva ABC, PEPS e Inventário Cíclico, apoiada por tecnologia e colaboração omnichannel, é vital para o desperdício zero, aumentando a rentabilidade e satisfação do cliente. Estratégias como previsão de demanda, controle automatizado e logística reversa são indispensáveis, sendo a ausência delas prejudicial.
The theme of this work is to identify the best managerial strategies for optimizing inventory performance in cosmetics stores. The research problem and general objective aim to understand and define these strategies. The study emphasizes the relevance of inventory management in the dynamic cosmetics sector, highlighting its social impact (promoting sustainability and conscious resource use) and its professional role as a competitive differentiator. Strategies such as demand forecasting and product classification are essential for optimizing storage. The methodology is qualitative and explanatory, based on bibliographic research, documentary analysis, and a case study. Effective inventory management is crucial for the cosmetics retail sector, which is maturing with a focus on self care and sustainability. It is a strategic process that ensures accuracy, controls costs, and utilizes indicators like Inventory Turnover and Coverage. The integration of methods such as the ABC Curve, FIFO (PEPS), and Cycle Counting, supported by real-time technology and omnichannel collaboration, is vital for achieving zero waste, increased profitability, and customer satisfaction. Strategies like automated control and Reverse Logistics are indispensable, as their absence leads to losses and financial detriment.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40094
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mtecadministracao_2025_2_emanuellysilva_estrategiasnagestaodeestoquesemlojadecosmeticos.pdf398.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.