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Title: Estratégias de gestão de marca
Other Titles: Erros de micro e pequenas empresas na divulgação da marca
Authors: LOBO, Davi Teles Ferreira
CARNEIRO, Felipe de Almeida
LIRA, Gabriel Ribeiro de Melo
SANTOS, Geovana Evangelista dos
GADELHA, Julia Beliato
SILVA, Julia Carvalho da
NOVAES, Suana Santos de
Advisor: SILVA, Valéria Eduardo
type of document: Monografia
Keywords: Pequenas e médias empresas;Empreendedor
Issue Date: 19-Nov-2025
Publisher: 186
Citation: LOBO, Davi Teles;CARNEIRO,Felipe;Lira,Gabriel Ribeiro de Melo;SANTOS,Geovana Evangelista dos;Gadelha,Julia Beliato;SILVA,Julia Carvalho da;NOVAES,Suana Santos de. Estratégia de gestão de marcas:erros de micro e pequenas empresas na divulgação da marca,2023.Trabalho de conclusão de curso(Curso Técnico em Administração). Escola Técnica Estadual ETEC Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira,São Paulo,2025.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso, aborda os motivos para o fechamento precoce de MEIs e pequenas empresas no Brasil, devido à falta de uma estratégia eficiente na divulgação da marca. Nosso objetivo principal é identificar os erros cometidos por essa parcela de empreendedores. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, analisando livros e artigos científicos sobre estratégias de branding, psicologia das cores e metodologias de grandes empresas. Realizamos pesquisas de campo, entrevistando empreendedores sobre erros na divulgação de seus negócios e, além disso, utilizou-se pesquisas exploratórias, descritivas e quanti qualitativas, com questionários e entrevistas, para entendermos o processo de fidelização dos consumidores. Ao final, foi confirmado que a fidelização dos consumidores é uma das melhores formas de uma empresa manter seus clientes, sendo fundamental para a sua persistência no mercado.
Description: This final course project addresses the reasons behind the early closure of MEIs and small businesses in Brazil, due to the lack of an effective brand promotion strategy. Our main objective is to identify the mistakes made by this group of entrepreneurs. The study was developed based on bibliographic research, analyzing books and scientific articles on branding strategies, color psychology, and methodologies used by major companies. We also conducted field research by interviewing entrepreneurs about mistakes in promoting their businesses. In addition, exploratory, descriptive, and quantitative-qualitative research methods were used, including questionnaires and interviews, to understand the process of customer loyalty. In the end, it was confirmed that customer loyalty is one of the best ways for a company to retain its clients, being essential for its persistence in the market.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40032
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