Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40032
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Valéria Eduardo-
dc.contributor.authorLOBO, Davi Teles Ferreira-
dc.contributor.authorCARNEIRO, Felipe de Almeida-
dc.contributor.authorLIRA, Gabriel Ribeiro de Melo-
dc.contributor.authorSANTOS, Geovana Evangelista dos-
dc.contributor.authorGADELHA, Julia Beliato-
dc.contributor.authorSILVA, Julia Carvalho da-
dc.contributor.authorNOVAES, Suana Santos de-
dc.date.accessioned2025-12-19T16:31:41Z-
dc.date.available2025-12-19T16:31:41Z-
dc.date.issued2025-11-19-
dc.identifier.citationLOBO, Davi Teles;CARNEIRO,Felipe;Lira,Gabriel Ribeiro de Melo;SANTOS,Geovana Evangelista dos;Gadelha,Julia Beliato;SILVA,Julia Carvalho da;NOVAES,Suana Santos de. Estratégia de gestão de marcas:erros de micro e pequenas empresas na divulgação da marca,2023.Trabalho de conclusão de curso(Curso Técnico em Administração). Escola Técnica Estadual ETEC Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira,São Paulo,2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40032-
dc.descriptionThis final course project addresses the reasons behind the early closure of MEIs and small businesses in Brazil, due to the lack of an effective brand promotion strategy. Our main objective is to identify the mistakes made by this group of entrepreneurs. The study was developed based on bibliographic research, analyzing books and scientific articles on branding strategies, color psychology, and methodologies used by major companies. We also conducted field research by interviewing entrepreneurs about mistakes in promoting their businesses. In addition, exploratory, descriptive, and quantitative-qualitative research methods were used, including questionnaires and interviews, to understand the process of customer loyalty. In the end, it was confirmed that customer loyalty is one of the best ways for a company to retain its clients, being essential for its persistence in the market.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso, aborda os motivos para o fechamento precoce de MEIs e pequenas empresas no Brasil, devido à falta de uma estratégia eficiente na divulgação da marca. Nosso objetivo principal é identificar os erros cometidos por essa parcela de empreendedores. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, analisando livros e artigos científicos sobre estratégias de branding, psicologia das cores e metodologias de grandes empresas. Realizamos pesquisas de campo, entrevistando empreendedores sobre erros na divulgação de seus negócios e, além disso, utilizou-se pesquisas exploratórias, descritivas e quanti qualitativas, com questionários e entrevistas, para entendermos o processo de fidelização dos consumidores. Ao final, foi confirmado que a fidelização dos consumidores é uma das melhores formas de uma empresa manter seus clientes, sendo fundamental para a sua persistência no mercado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher186pt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectEmpreendedorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEstratégias de gestão de marcapt_BR
dc.title.alternativeErros de micro e pequenas empresas na divulgação da marcapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC-20251202-WA0044_tcc Valéria.pdf629.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.