Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39704
Título: Violação dos direitos humanos na Fundação Casa
Título(s) alternativo(s): Human rights violations at Fundação Casa
Autor(es): REIS, Maria Vitória Chagas Louis
PEREIRA, Sofia Garufe Dias
GOUVEA, Vitória Aparecida de Freitas
Orientador(es): MAGALHÃES, Patrícia Campos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Declaração universal dos direitos humanos;Adolescente institucionalizado;Educação;Políticas públicas
Data do documento: 25-Nov-2025
Editor: 068
Referência Bibliográfica: REIS, Maria Vitória Chagas Louis; PEREIRA, Sofia Garufe Dias; GOUVEA, Vitória Aparecida de Freitas. Violação dos direitos humanos na Fundação Casa. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Serviços Jurídicos Integrado ao Ensino Médio) – Etec João Gomes de Araújo, Pindamonhangaba, 2025.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como tema central a violação dos direitos humanos na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA). A pesquisa buscou investigar as condições enfrentadas por adolescentes e jovens em conflito com a lei, com foco nas práticas que configuravam possíveis violações de seus direitos fundamentais. Apesar da proposta da Fundação em promover a educação e a reintegração social, diversos relatos e denúncias de organizações de direitos humanos indicaram um cenário alarmante, onde abusos físicos e psicológicos, condições inadequadas de alojamento, falta de acesso a educação e serviços de saúde são recorrentes. A análise se fundamentou em jurisprudência pertinente, que revelou decisões judiciais que reconheceram essas violações. A coleta de relatos de um ex-interno e da coordenadora pedagógica de uma das instituições também foi uma estratégia importante para entender as implicações das condições enfrentadas no processo de reabilitação e reintegração social destes jovens. Diante desse contexto, o trabalho se tornou relevante ao abordar a urgente necessidade de discutir as políticas públicas voltadas para adolescentes em conflito com a lei, destacando a responsabilidade do Estado na proteção dos direitos desse grupo vulnerável. Com isso, o TCC visou contribuir para uma análise abrangente das práticas inadequadas observadas na instituição e suas consequências para os jovens internados. Além disso, pretende servir como um recurso valioso para profissionais do direito, educadores e organizações da sociedade civil, fomentando mobilizações em torno da proteção dos direitos dos adolescentes em conflito com a lei no Brasil e promovendo um futuro mais justo e humano.
Descrição: Monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso e requisito parcial para a obtenção do título de técnico em serviços jurídicos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39704
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.