Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39677
Título: Da crise à reestruturação: caminhos da recuperação judicial e extrajudicial para evitar a falência
Autor(es): ROMBOLLI, Brenda Nicoli dos Santos
CAETANO, Lívia Sara
CASSEMIRO, Maria Anita
CARMO, Maria Eduarda
Orientador(es): BALDUCCI, Mônica Nogueira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Falência;Finanças das empresas;Governança corporativa
Data do documento: 24-Nov-2025
Editor: 237
Referência Bibliográfica: ROMBOLLI, Brenda Nicoli dos Santos; CAETANO, Lívia Sara; CASSEMIRO, Maria Anita; CARMO, Maria Eduarda. Da crise à reestruturação: caminhos da recuperação judicial e extrajudicial para evitar a falência, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Santa Rosa de Viterbo, Santa Rosa de Viterbo, 2025.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os principais mecanismos legais disponíveis no Brasil para a recuperação de empresas em situação de crise econômico-financeira, com ênfase nos institutos da recuperação judicial e extrajudicial, previstos na Lei nº 11.101/2005. O estudo, de abordagem qualitativa e exploratória, baseia-se em pesquisa bibliográfica e em um estudo de caso da empresa Eucatex S/A, que utilizou a recuperação judicial como instrumento de reestruturação e superação de dívidas. Os resultados evidenciam que a aplicação adequada desses mecanismos pode assegurar a continuidade das atividades empresariais, a preservação dos empregos e o cumprimento da função social da empresa, evitando a falência. Conclui-se que a recuperação judicial e a extrajudicial configuram ferramentas eficazes e complementares para empresas viáveis que enfrentam crises temporárias, desde que conduzidas com transparência, planejamento e boas práticas de governança corporativa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39677
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.