Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39669
Título: A importância do RH na Segurança e Saúde do Trabalho (SST)
Autor(es): GUIMARÃES, Daiane Brito de Souza
CARVALHO, Debora Cristina de Almeida
SILVA, Gilce Dutra
GOUVEIA, Gislaine dos Santos
MAIA, Luciane Flávia
Orientador(es): SILVA, Juliana Mantuvanelli Marreira
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Juliana Mantuvanelli Marreira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Recursos humanos;Segurança do trabalho;Qualidade de vida no trabalho;Prevenção de acidentes
Data do documento: 1-Dez-2025
Editor: 052
Referência Bibliográfica: GUIMARÃES, D. B. S. et al. A importância do RH na Segurança e Saúde do Trabalho (SST). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Recursos Humanos) – Etec Profª Carmelina Barbosa, Dracena, 2025.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso possui como tema “A importância do RH na segurança e saúde do trabalho (SST), ele tem como objetivo apresentar o papel estratégico do setor de Recursos Humanos (RH) dentro da promoção de ambientes de trabalho mais seguros, produtivos e saudáveis. O trabalho apresenta um olhar histórico da SST no Brasil, destacando marcos legais como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a portaria nº 3.214/1978, que instituiu as normas regulamentadoras (NRs) pilares, que são fundamentais para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Evidencia-se que o RH, além de realizar as exigências legais, atua na formação de uma cultura organizacional preventiva, investindo em treinamentos, capacitação e programas que visam a qualidade na vida do trabalho. O trabalho de conclusão de curso aponta que os principais benefícios da atuação do RH na SST incluem a redução de acidentes, a diminuição de custos trabalhistas, o aumento da produtividade, o fortalecimento do clima organizacional que é muito importante e a imagem institucional perante a sociedade. Contudo, o estudo também identifica desafios como a residência cultural, a falta de integração entre os setores, as restrições financeiras e a constante atualização das legislações. Assim podemos concluir que a integração entre RH e a SST é essencial para o desenvolvimento sustentável das organizações, devendo ser entendida não apenas como obrigação legal, mas como um investimento estratégico voltado para a valorização do trabalhador e à responsabilidade social.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39669
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.