Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39592
Title: A responsabilidade social e jurídica dos empregadores quanto a prevenção e cuidado com os empregados em relação a Síndrome de Burnout
Other Titles: Employers’ Social and Legal Responsibility in Preventing and Addressing Burnout Syndrome Among Employees
Authors: RIBEIRO, Guilherme Pereira de Lima
FRANÇA, Kauã Lemes Tavares de
MORAIS, Leonardo Rodrigues Guedes de
SILVA, Luiz Henrique Izidoro da
SILVA, Matheus Felipe Ramos da
COSTA, Vitória Naiane Gois
Advisor: MAGALHÃES, Patrícia Campos
SANTOS, Ricieri Ramos dos
type of document: Monografia
Keywords: Estresse profissional;Saúde mental;Prevenção de doenças;Direito do trabalho
Issue Date: 25-Nov-2025
Publisher: 068
Citation: RIBEIRO, Guilherme Pereira de Lima; FRANÇA, Kauã Lemes Tavares de; MORAIS, Leonardo Rodrigues Guedes de; SILVA, Luiz Henrique Izidoro da; SILVA, Matheus Felipe Ramos da; COSTA, Vitória Naiane Gois. A responsabilidade social e jurídica dos empregadores quanto a prevenção e cuidado com os empregados em relação a Síndrome de Burnout. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Serviços Jurídicos Integrado ao Ensino Médio) – Etec João Gomes de Araújo, Pindamonhangaba, 2025.
Abstract: A Síndrome de Burnout é um fenômeno psicossocial cada vez mais estudado, pois representa a relação direta entre trabalho excessivo e o desgaste emocional. Sob um problema tão impactante na saúde mental, surge a indagação referente a efetividade dos mecanismos legislativos na prevenção e cuidado ao empregado portador de Burnout. Por isso, foi estipulado como Objetivo Geral analisar os principais dispositivos da atual regulamentação trabalhista do Brasil no amparo da Síndrome de Burnout. Para atingir tal meta, foi realizada uma Pesquisa Básica, acompanhada de Pesquisa Bibliográfica, a fim de destrinchar o tema e dissertar sobre os componentes que englobam seu contexto. Em complemento ao material referido, foi feita uma Pesquisa de Campo mediante formulário de 10 questões que analisavam a propensão da Síndrome de Burnout em professores na Etec João Gomes de Araújo. Os resultados revelaram preocupação perante a manifestação silenciosa do Burnout, já que cerca de 60% dos observados tem pré-disposição ou provavelmente já possuem a Síndrome estabelecida. Além disso, parte da pesquisa constou desconhecimento dos docentes sobre os riscos e cuidados com doenças de tensão laboral, o que demonstra ineficácia das campanhas de conscientização sobre doença mental impostas obrigatoriamente por dispositivos legais. Em conclusão a pesquisa, foi possível discernir que que existe uma divergência entre a teoria e a pratica, já que apesar da existência de legislações específicas referentes a doenças decorrentes de estressa laboral, na prática elas são pouco eficazes, pois não tratam de forma específica a Síndrome de Burnout nem contam com medidas punitivas significativas aos empregadores que descumprem com as medidas necessárias em caso de identificação do problema.
Description: Monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso e requisito parcial para a obtenção do título de técnico em serviços jurídicos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39592
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
servicosjuridicosintegradoaomedio_2025_2_guilhermepereiradelimaribeiro_sindromedeburnout.pdfTrabalho de Conclusão de Curso343.99 kBAdobe PDFView/Open
servicosjuridicosintegradoaomedio_2025_2_guilhermepereiradelimaribeiro_sindromedeburnout_TA.pdf
  Restricted Access
Termo de Autorização2.81 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.