Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39505
Título: Os desafios enfrentados pelos diretores de escolas na gestão administrativa: um estudo sobre dificuldades e soluções práticas
Título(s) alternativo(s): Administrative Management Challenges Faced by School Principals: A Study of Difficulties and Practical Solutions
Autor(es): CASTILLO, Anna Julia Caldas
CHRISITINO FILHO, Daniel Francisco de Paula
ZAGO, Gabriely Teixeira
RAMALHO, Julia Amaral
Orientador(es): MONTEIRO, Hérculis Benedito Casagrande
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Educação;Ambiente escolar;Políticas públicas;Políticas públicas.
Data do documento: 25-Nov-2025
Editor: 068
Referência Bibliográfica: CASTILLO, Anna Julia Caldas; CHRISITINO FILHO, Daniel Francisco de Paula; ZAGO, Gabriely Teixeira; RAMALHO, Julia Amaral. Os desafios enfrentados pelos diretores de escolas na gestão administrativa: um estudo sobre dificuldades e soluções práticas. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) – Etec João Gomes de Araújo, Pindamonhangaba, 2025.
Resumo: Este trabalho aborda o tema da gestão escolar, destacando os desafios que os diretores de escolas enfrentam durante sua jornada de trabalho, bem como os diversos motivos que levam ao surgimento de certas dificuldades na tentativa de manter uma boa gestão dentro das instituições de ensino. O objetivo principal deste trabalho foi analisar as dificuldades enfrentadas pelos diretores dentro das escolas, buscando compreender os principais desafios que surgem no exercício dessa função. De forma mais específica, procuramos verificar quais são os principais problemas enfrentados, identificar os fatores que contribuem para o surgimento dessas dificuldades, analisar em quais etapas da educação essas situações ocorrem com maior frequência e investigar os possíveis responsáveis ou influências que contribuem para tais problemas. A pesquisa foi realizada por meio da metodologia qualitativa. Por meio de entrevistas com diretores de escolas estaduais, foram extraídos os dados utilizados neste trabalho. As entrevistas seguiram um roteiro de perguntas juntamente com um formulário online possibilitando um conhecimento mais aprofundado das percepções dos participantes. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo que possibilitou identificar os motivos recorrentes relacionados ao tema central. Os resultados indicam que o principal empecilho enfrentado pelos diretores de escolas é a insuficiência orçamentária e a carência na infraestrutura nos espaços pedagógicos e tecnológicos. Também foi observado a sobrecarga administrativa e a falta de apoio da Secretária da Educação. Além disso, conflitos internos e a desmotivação dos profissionais afetam a gestão escolar. Esses fatores demonstram necessidade de políticas públicas mais eficazes e de maior investimento em recursos e apoio à gestão. Conclui-se que esta pesquisa contribui para a compreensão da gestão escolar, demonstrando que ela é um pilar fundamental para a qualidade do ensino e o sucesso educacional. Desse modo, este estudo foi muito importante para aprofundar a análise sobre as barreiras que limitam a aprendizagem nas instituições, oferecendo uma perspectiva realista para futuras intervenções.
Descrição: Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso e requisito parcial para a obtenção do título de técnico em administração.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39505
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.