Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39402| Title: | Desenvolvimento da oratória no ensino médio técnico: práticas, desafios e estratégias nas Etecs |
| Authors: | ZACCARI, Amanda Siqueira OLIVEIRA, Ana Beatriz Brancalhão de OLIVEIRA, Anne Gabriele Fortunato de PEREIRA, Camilly da Silva FREITAS, Higor Conceição |
| Advisor: | MENDONÇA, Mariana Oliveira Turini Buziquia de SANTOS, Carla Caroline Oliveira dos |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | Competência profissional;Comunicação acadêmica;Comunicação |
| Issue Date: | 5-Dec-2025 |
| Publisher: | 164 |
| Citation: | ZACCARI, Amanda Siqueira et al. Desenvolvimento da oratória no ensino médio técnico: práticas, desafios e estratégias nas Etecs. Orientador: Prof.ª Ma. Mariana Oliveira Turini Buziquia de Mendonça; Prof.ª Ma. Carla Caroline Oliveira dos Santos. 2025. 20 p. Artigo científico (Administração integrado ao ensino médio) - Etec Professor Mário Antonio Verza, Palmital, São Paulo, 2025. |
| Abstract: | Este estudo propõe a melhoria das competências comunicativas e de oratória dos alunos da Etec, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, por meio de uma abordagem metodológica integrada. O trabalho parte da constatação de que, durante a trajetória escolar, os discentes enfrentam desafios significativos ao realizar apresentações e seminários, o que pode comprometer seu desempenho acadêmico e futuro profissional. Para abordar essa problemática, a pesquisa combina uma revisão bibliográfica, fundamentada nos artigos de Souza (2024) e Duarte (2023), com uma investigação de campo, realizada por meio da aplicação de questionários junto aos estudantes da instituição Etec Professor Mário Antônio Verza, que serve como forma de amostra de um todo para a pesquisa. Paralelamente, será desenvolvido um protótipo de aplicativo com foco no aprimoramento das práticas oratórias, oferecendo um ambiente interativo e educativo. A integração desses métodos visa fornecer embasamento teórico e dados empíricos que contribuam para o desenvolvimento efetivo das habilidades de comunicação. This study proposes the improvement of communicative and public speaking skills among Etec students, from the 1st to the 3rd year of high school, through an integrated methodological approach. The work is based on the observation that, throughout their school trajectory, students face significant challenges when giving presentations and seminars, which may compromise their academic performance and future professional development. To address this issue, the research combines a literature review, grounded in the articles of Souza (2024) and Duarte (2023), with field research carried out through the application of questionnaires to students at Etec Professor Mário Antônio Verza, which serves as a representative sample for the study. In parallel, a prototype application will be developed focusing on the enhancement of public speaking practices, offering an interactive and educational environment. The integration of these methods aims to provide theoretical foundations and empirical data that contribute to the effective development of communication skills. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39402 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| mtecadministracao_2025_2_amandasiqueirazaccari_desenvolvimentodaoratorianoensinomediotecnicopraticasdesafioseestrategiasnasetecs.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.