Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39221| Título: | Inteligência emocional e liderança |
| Título(s) alternativo(s): | Emotional intelligence and leadership |
| Autor(es): | Santos, Érica Custódio Rodrigues dos Bardelotti, Giovana Batista de Medeiros |
| Orientador(es): | Lima, Edy Carlos Santos de |
| Tipo documental: | Artigo Científico |
| Palavras-chave: | Inteligência emocional;Liderança |
| Data do documento: | 16-Jun-2025 |
| Editor: | 171 |
| Referência Bibliográfica: | SANTOS, É. C. R.; BARDELOTTI, G. B. M.; LIMA, E. C. S. Inteligência emocional e liderança. 2025. Artigo de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2025. Artigo apresentado na VII Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2025, Jales-SP. |
| Resumo: | Este artigo aborda a relação entre inteligência emocional e liderança no contexto acadêmico, destacando como essas competências impactam a formação profissional e o desempenho em ambientes organizacionais. O estudo foi conduzido com 225 universitários da Fatec Jales, por meio da aplicação de um questionário estruturado em seis seções, abrangendo aspectos de percepção, autoconhecimento, desenvolvimento e importância da inteligência emocional e da liderança. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes reconhece a inteligência emocional como um fator essencial para o sucesso profissional e para o exercício da liderança eficaz. Contudo, os dados também revelam que muitos ainda não se consideram plenamente preparados, evidenciando lacunas no desenvolvimento dessas competências no ambiente acadêmico. O estudo conclui que é necessário ampliar iniciativas voltadas ao fortalecimento das habilidades socioemocionais durante a formação universitária, integrando-as de maneira mais efetiva aos currículos. This article discusses the relationship between emotional intelligence and leadership in the academic context, highlighting how these competencies impact professional training and performance in organizational environments. The study was conducted with 225 undergraduate students from Fatec Jales, using a structured questionnaire divided into six sections, addressing perception, self-awareness, development, and the importance of emotional intelligence and leadership. The findings revealed that most students recognize emotional intelligence as an essential factor for professional success and effective leadership. However, results also showed that many do not yet consider themselves fully prepared, indicating gaps in the development of these skills within academia. The study concludes that it is necessary to expand initiatives aimed at strengthening socio-emotional skills during higher education, integrating them more effectively into curricula. |
| Descrição: | Artigo apresentado na VII Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2025, Jales-SP. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39221 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| gestao_empresarial_2025_1_erica_custodio_rodrigues_dos_santos_inteligencia_emocional_e_lideranca.pdf | 643.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.