Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39221Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Lima, Edy Carlos Santos de | - |
| dc.contributor.author | Santos, Érica Custódio Rodrigues dos | - |
| dc.contributor.author | Bardelotti, Giovana Batista de Medeiros | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-05T19:46:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-05T19:46:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, É. C. R.; BARDELOTTI, G. B. M.; LIMA, E. C. S. Inteligência emocional e liderança. 2025. Artigo de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Camargo, Jales, 2025. Artigo apresentado na VII Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2025, Jales-SP. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39221 | - |
| dc.description | Artigo apresentado na VII Jornada Acadêmica, Científica e Tecnológica, 2025, Jales-SP. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este artigo aborda a relação entre inteligência emocional e liderança no contexto acadêmico, destacando como essas competências impactam a formação profissional e o desempenho em ambientes organizacionais. O estudo foi conduzido com 225 universitários da Fatec Jales, por meio da aplicação de um questionário estruturado em seis seções, abrangendo aspectos de percepção, autoconhecimento, desenvolvimento e importância da inteligência emocional e da liderança. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes reconhece a inteligência emocional como um fator essencial para o sucesso profissional e para o exercício da liderança eficaz. Contudo, os dados também revelam que muitos ainda não se consideram plenamente preparados, evidenciando lacunas no desenvolvimento dessas competências no ambiente acadêmico. O estudo conclui que é necessário ampliar iniciativas voltadas ao fortalecimento das habilidades socioemocionais durante a formação universitária, integrando-as de maneira mais efetiva aos currículos. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This article discusses the relationship between emotional intelligence and leadership in the academic context, highlighting how these competencies impact professional training and performance in organizational environments. The study was conducted with 225 undergraduate students from Fatec Jales, using a structured questionnaire divided into six sections, addressing perception, self-awareness, development, and the importance of emotional intelligence and leadership. The findings revealed that most students recognize emotional intelligence as an essential factor for professional success and effective leadership. However, results also showed that many do not yet consider themselves fully prepared, indicating gaps in the development of these skills within academia. The study concludes that it is necessary to expand initiatives aimed at strengthening socio-emotional skills during higher education, integrating them more effectively into curricula. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 171 | pt_BR |
| dc.subject | Inteligência emocional | pt_BR |
| dc.subject | Liderança | pt_BR |
| dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
| dc.title | Inteligência emocional e liderança | pt_BR |
| dc.title.alternative | Emotional intelligence and leadership | pt_BR |
| dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| gestao_empresarial_2025_1_erica_custodio_rodrigues_dos_santos_inteligencia_emocional_e_lideranca.pdf | 643.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.