Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39146
Title: Políticas de inclusão da PcD na educação profissional e tecnológica: uma instituição paulista em foco
Other Titles: Policies for the inclusion of PcD in professional and technological education: A São Paulo institution in focus
Authors: BARBOSA, Alex Rodrigues
Advisor: AZEVEDO, Marilia Macorin de Azevedo
Other contributor: MENDES, Geovana Mendonça Lunardi
MACHADO, Michel Mott
type of document: Dissertação
Keywords: Deficiência visual;Inclusão social;Políticas públicas;Ensino profissional e técnico;Educação
Issue Date: 25-Apr-2025
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: Barbosa, Alex Rodrigues. Políticas de inclusão da PcD na educação profissional e tecnológica: uma instituição paulista em foco. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Abstract: Esta dissertação, desenvolvida por uma pessoa com deficiência visual e que atua na instituição em foco, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), teve por questão de pesquisa: como as políticas de inclusão da PcD do CEETEPS estão sendo desenvolvidas frente às políticas nacionais e paulista? Assim o presente trabalho teve por objetivos analisar as políticas de inclusão educacional tanto no Brasil quanto no estado de São Paulo, bem como investigar como o CEETEPS desenvolve a educação especial principalmente nas escolas técnicas (Etecs) e nas faculdades de tecnologia (Fatecs), além de se proporem possíveis adequações ao CEETEPS. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental como metodologia. Nos resultados, verificaram-se pontos comuns nas políticas nacional e paulista que se destacaram, como a previsão de um setor responsável pela inclusão nas instituições, a oferta do atendimento educacional especializado (AEE), a existência de profissionais especializados, o fornecimento de tecnologias assistivas, além da existência de documentos, como o estudo de caso e o plano de atendimento educacional especializado e de projetos pedagógicos que contemplem o AEE. Os resultados indicaram ainda que a instituição realiza diversas ações para a promoção da inclusão dos alunos com deficiência, no entanto, percebeu- se que há poucas diretrizes nos documentos oficiais. Constatou-se igualmente que o AEE é realizado a partir de uma empresa terceirizada; assim, sugeriu-se à instituição que as políticas de inclusão sejam melhor destacadas nos documentos oficiais, que haja a contratação de profissionais especializados e que haja um diálogo entre os setores da instituição, viabilizando uma melhor adequação das políticas internas frente às políticas nacional e paulista.
This research, developed by a visually impaired person who works at the institution in focus, the Paula Souza State Center for Technological Education (CEETEPS), had the following research question: How are the inclusion policies of the PwD of CEETEPS being developed in the face of national and São Paulo policies? Thus, the present work aimed to analyze the policies of educational inclusion both in Brazil and in the state of São Paulo, as well as to investigate how CEETEPS develops special education mainly in technical schools (Etecs) and in colleges of technology (Fatecs), in addition to proposing possible adaptations to CEETEPS, for which bibliographic and documentary research was used as a research methodology. In the results, it was found common points in the national and São Paulo policies, which stand out, such as the provision of a sector responsible for inclusion in the institutions, the offer of specialized educational service (SEA), as well as the existence of specialized professionals and the supply of assistive technologies, in addition to the existence of documents such as the case study, specialized educational service plan, in addition to pedagogical projects that include SEA. The results also indicate that the institution carries out several actions to promote the inclusion of students with disabilities, however, it was noticed that there are few guidelines in the official documents. It was also found that the SEA is carried out by an outsourced company, thus, it was suggested to the institution that the inclusion policies be better highlighted in the official documents, that there be the hiring of specialized professionals and that there is a dialogue between the sectors of the institution, enabling a better adaptation of the internal policies in relation to the national and São Paulo policies.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39146
Appears in Collections:Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.