Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38959
Título: Estratégias de gestão na melhoria da qualidade de vida no trabalho e bem-estar dos profissionais de saúde: umas revisão de literatura
Autor(es): MACHADO, Larissa
BARROS, Tiago Teixeira de
Orientador(es): SOUZA, Janaína Monteiro de
GUMIERI, Leandro
Outro(s) contribuidor(es): SOUZA, Janaína Monteiro de
SILVA, Evandro Cleber da
HENRIQUE, Joyce Costa
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho;Estratégia organizacional
Data do documento: Jul-2025
Editor: 298
Referência Bibliográfica: MACHADO, Luana; BARROS, Tiago Teixeira de. Estratégias de gestão na melhoria da qualidade de vida no trabalho e bem-estar dos profissionais de saúde: uma revisão de literatura. 2025. 29 f. Trabalho de Graduação - Curso de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, Faculdade de Tecnologia de Barretos Professora Édi Salvi Lima, Barretos, 2025.
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos profissionais da saúde por meio de uma revisão integrativa da literatura, identificando os principais fatores que a influenciam e propondo estratégias de gestão para sua melhoria. A análise foi realizada com base em publicações dos últimos dez anos (2015–2025), disponíveis nas bases Biblioteca Virtual da Saude, SciELO e PubMed. Os resultados apontam que a QVT dos trabalhadores da saúde é afetada por múltiplos fatores como sobrecarga de trabalho, falta de reconhecimento, estresse ocupacional, condições inadequadas de infraestrutura e ausência de apoio psicológico. Profissionais de áreas mais expostas ao sofrimento, como UTIs e oncologia, relatam maior desgaste emocional, sendo as mulheres, pessoas negras e com vínculos precários os mais impactados. As estratégias de gestão identificadas incluem escuta ativa, acolhimento psicológico, flexibilização de escalas, valorização institucional, capacitação contínua e criação de ambientes emocionalmente seguros. Além disso, a recente atualização da NR1 destaca a importância da saúde mental como prioridade nas organizações com mais de 50 funcionários. Conclui-se que a promoção da QVT deve ser encarada como prática ética e estratégica, essencial para garantir não só o bem-estar dos trabalhadores, mas também a qualidade da assistência à saúde prestada à população. O estudo reforça a necessidade de políticas de gestão humanizadas, inclusivas e contínuas que promovam um ambiente de trabalho mais justo e saudável.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38959
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.