Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38932
Title: O marketing sensorial e sua influência no mercado de consumo
Other Titles: Sensory marketing and its influence on the consumer market
Authors: FREITAS, Ana Luiza da Silva de
SANTOS, Larissa Oliveira Ramiro dos
SILVA, Rawany Beatriz da
CAMARGO, Rayane da Silva de
Advisor: FAVORETO, João Francisco
Other contributor: FAVORETO, João Francisco
type of document: Monografia
Keywords: Marketing estratégico;Marketing (ferramentas);Comportamento do consumidor
Issue Date: 5-Dec-2024
Publisher: 234
Citation: FREITAS, Ana Luiza da Silva de et. al. O marketing sensorial e sua influência no mercado de consumo. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Marketing) - Etec Ferrucio Humberto Gazzetta, Nova Odessa, 2024.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso analisa o conceito de marketing sensorial e sua aplicação no mercado de consumo. O objetivo é investigar como os estímulos sensoriais (visão, audição, olfato, paladar e tato) influenciam o comportamento do consumidor, criando uma experiência de compra mais envolvente e memorável. Para tanto, o estudo utiliza uma abordagem metodológica que combina revisão bibliográfica e pesquisa de campo, através da aplicação de questionários para coleta de dados primários junto a consumidores. Os resultados obtidos mostram que a aplicação estratégica de estímulos sensoriais em ambientes de venda pode aumentar a satisfação dos clientes, estimular compras impulsivas e fortalecer a lealdade à marca. A pesquisa também destaca que diferentes segmentos de consumidores respondem de maneiras diversas aos estímulos sensoriais, evidenciando a importância de personalizar as estratégias de marketing sensorial para maximizar seu impacto. Conclui-se que o marketing sensorial é uma ferramenta eficaz para diferenciar marcas no mercado competitivo, proporcionando vantagens significativas na fidelização de consumidores.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38932
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.