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dc.contributor.advisorFAVORETO, João Francisco-
dc.contributor.authorFREITAS, Ana Luiza da Silva de-
dc.contributor.authorSANTOS, Larissa Oliveira Ramiro dos-
dc.contributor.authorSILVA, Rawany Beatriz da-
dc.contributor.authorCAMARGO, Rayane da Silva de-
dc.contributor.otherFAVORETO, João Francisco-
dc.date.accessioned2025-11-27T23:22:14Z-
dc.date.available2025-11-27T23:22:14Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationFREITAS, Ana Luiza da Silva de et. al. O marketing sensorial e sua influência no mercado de consumo. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Marketing) - Etec Ferrucio Humberto Gazzetta, Nova Odessa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38932-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso analisa o conceito de marketing sensorial e sua aplicação no mercado de consumo. O objetivo é investigar como os estímulos sensoriais (visão, audição, olfato, paladar e tato) influenciam o comportamento do consumidor, criando uma experiência de compra mais envolvente e memorável. Para tanto, o estudo utiliza uma abordagem metodológica que combina revisão bibliográfica e pesquisa de campo, através da aplicação de questionários para coleta de dados primários junto a consumidores. Os resultados obtidos mostram que a aplicação estratégica de estímulos sensoriais em ambientes de venda pode aumentar a satisfação dos clientes, estimular compras impulsivas e fortalecer a lealdade à marca. A pesquisa também destaca que diferentes segmentos de consumidores respondem de maneiras diversas aos estímulos sensoriais, evidenciando a importância de personalizar as estratégias de marketing sensorial para maximizar seu impacto. Conclui-se que o marketing sensorial é uma ferramenta eficaz para diferenciar marcas no mercado competitivo, proporcionando vantagens significativas na fidelização de consumidores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Marketingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher234pt_BR
dc.subjectMarketing estratégicopt_BR
dc.subjectMarketing (ferramentas)pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO marketing sensorial e sua influência no mercado de consumopt_BR
dc.title.alternativeSensory marketing and its influence on the consumer marketpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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