Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38759
Title: Toytable: mesa interativa e site pedagógico
Other Titles: Toytable: interactive table and educational website
Authors: PEREIRA, Lorena Cordeiro Ferreira
SILVA, Luisa Helena
RIBEIRO, Rayanne Vitória de Oliveira
Advisor: FANTOZZI, Camila Brandão
type of document: Artigo Científico
Keywords: Mesas;Web sites;Jogos educativos
Issue Date: 26-Oct-2023
Publisher: 098
Citation: PEREIRA, Lorena Cordeiro Ferreira; SILVA, Luisa Helena; RIBEIRO, Rayanne Vitória de Oliveira. Toytable: mesa interativa e site pedagógico. 2023. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2023.
Abstract: O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma mesa interativa voltada para crianças de 4 a 6 anos, cujo objetivo é promover a educação qualitativa e democrática, aperfeiçoando as metodologias pedagógicas por meio da tecnologia, possibilitando o acesso à técnicas educacionais direcionadas e inovadoras, contribuindo para melhor integração, comunicação e participação no contexto social. Priorizou-se a elaboração de um sistema dedicado a proporcionar qualidade e eficiência em aprendizagem, estimulando a coordenação motora, cognitiva e interação interpessoal. A princípio, foram disponibilizados dois jogos educativos adaptados às necessidades de cada faixa etária, acessíveis mediante cadastro na plataforma, permitindo que o professor gerencie e obtenha dados dos alunos, individualmente, ou por turma. Para a construção da mesa interativa aplicaram-se os fundamentos e técnicas relativas aos sistemas embarcados, como manipulação de sensores touch, projetores e programação da placa Arduino ESP-32 através da interface de desenvolvimento Arduino IDE. A aplicação web, por sua vez, foi estruturada a partir da utilização das linguagens de programação PHP, JavaScript e C++, e de marcação e estilo HTML e CSS, incorporando conceitos de usabilidade e responsividade a fim de aprimorar a experiência do usuário.
The present work consists of the development of an interactive table aimed at children aged 4 to 6 years, whose objective is to promote qualitative and democratic education, improving pedagogical methodologies thru technology, enabling access to targeted and innovative educational techniques, contributing to better integration, communication and participation in the social context. The development of a system was prioritized dedicated to providing quality and efficiency in learning, stimulating coordination motor, cognitive, and interpersonal interaction. At first, two games were made available educational games adapted to the needs of each age group, accessible thru registration on the platform, allowing the teacher to manage and obtain data from students, individually, or by class. For the construction of the interactive table, the fundamentals and techniques related to embedded systems, such as touch sensor manipulation, projectors, and programming the Arduino ESP-32 board thru the Arduino IDE development interface. The web application, in turn, was structured using programming languages programming PHP, JavaScript, and C++, and markup and style HTML and CSS, incorporating usability and responsiveness concepts in order to enhance the user experience.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38759
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.