Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFANTOZZI, Camila Brandão-
dc.contributor.authorPEREIRA, Lorena Cordeiro Ferreira-
dc.contributor.authorSILVA, Luisa Helena-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Rayanne Vitória de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-11-24T17:27:03Z-
dc.date.available2025-11-24T17:27:03Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.citationPEREIRA, Lorena Cordeiro Ferreira; SILVA, Luisa Helena; RIBEIRO, Rayanne Vitória de Oliveira. Toytable: mesa interativa e site pedagógico. 2023. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38759-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma mesa interativa voltada para crianças de 4 a 6 anos, cujo objetivo é promover a educação qualitativa e democrática, aperfeiçoando as metodologias pedagógicas por meio da tecnologia, possibilitando o acesso à técnicas educacionais direcionadas e inovadoras, contribuindo para melhor integração, comunicação e participação no contexto social. Priorizou-se a elaboração de um sistema dedicado a proporcionar qualidade e eficiência em aprendizagem, estimulando a coordenação motora, cognitiva e interação interpessoal. A princípio, foram disponibilizados dois jogos educativos adaptados às necessidades de cada faixa etária, acessíveis mediante cadastro na plataforma, permitindo que o professor gerencie e obtenha dados dos alunos, individualmente, ou por turma. Para a construção da mesa interativa aplicaram-se os fundamentos e técnicas relativas aos sistemas embarcados, como manipulação de sensores touch, projetores e programação da placa Arduino ESP-32 através da interface de desenvolvimento Arduino IDE. A aplicação web, por sua vez, foi estruturada a partir da utilização das linguagens de programação PHP, JavaScript e C++, e de marcação e estilo HTML e CSS, incorporando conceitos de usabilidade e responsividade a fim de aprimorar a experiência do usuário.pt_BR
dc.description.abstractThe present work consists of the development of an interactive table aimed at children aged 4 to 6 years, whose objective is to promote qualitative and democratic education, improving pedagogical methodologies thru technology, enabling access to targeted and innovative educational techniques, contributing to better integration, communication and participation in the social context. The development of a system was prioritized dedicated to providing quality and efficiency in learning, stimulating coordination motor, cognitive, and interpersonal interaction. At first, two games were made available educational games adapted to the needs of each age group, accessible thru registration on the platform, allowing the teacher to manage and obtain data from students, individually, or by class. For the construction of the interactive table, the fundamentals and techniques related to embedded systems, such as touch sensor manipulation, projectors, and programming the Arduino ESP-32 board thru the Arduino IDE development interface. The web application, in turn, was structured using programming languages programming PHP, JavaScript, and C++, and markup and style HTML and CSS, incorporating usability and responsiveness concepts in order to enhance the user experience.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher098pt_BR
dc.subjectMesaspt_BR
dc.subjectWeb sitespt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleToytable: mesa interativa e site pedagógicopt_BR
dc.title.alternativeToytable: interactive table and educational websitept_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.