Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38694
Title: Studyplus: tecnologia como aliada na potencialização da acessibilidade para estudantes em preparação para vestibulares
Authors: BESSA, Camile Vitoria Lima de
LIMA, Carlos Alverto Riboli Teixeira
ELOI, Erika Heloisa
REIS, Felipe Lopes
BARRETO, Gabriel Pires Cardim
Advisor: OLIVEIRA, Luis Ricardo de
type of document: Monografia
Keywords: Vestibular;Tecnologia educacional;Plataforma digital
Issue Date: 8-Dec-2023
Publisher: 144
Citation: BESSA, Camile Vitoria Lima de; LIMA, Carlos Alberto Riboli Teixeira; ELOI, Erika Heloisa; REIS, Felipe Lopes; BARRETO, Gabriel Pires Cardim. Studyplus: tecnologia como aliada na potencialização da acessibilidade para estudantes em preparação para vestibulares. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas). Etec Carapicuíba, Carapicuíba - SP, 2023.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso aborda a temática da acessibilidade para estudantes em preparação para vestibulares e explora o papel da tecnologia como uma aliada fundamental nesse contexto. Diante das barreiras enfrentadas por esses estudantes, como restrições de tempo, desafios na organização, custos associados e dificuldades no acesso a materiais de estudo, surge a necessidade de soluções inovadoras. Esta pesquisa investiga de que maneira as plataformas tecnológicas podem mitigar essas dificuldades e ampliar a acessibilidade. Através de uma revisão sistemática da literatura, examinam-se os principais obstáculos que os estudantes enfrentam durante a preparação para vestibulares. Em seguida, analisam-se as contribuições das tecnologias educacionais, como aplicativos e plataformas digitais, na superação desses desafios. Através de questionários e entrevistas com estudantes, suas percepções sobre o uso da tecnologia são coletadas, oferecendo insights valiosos sobre a eficácia das soluções tecnológicas propostas. A pesquisa também explora estudos de caso que evidenciam os benefícios da integração da tecnologia na preparação para vestibulares. Plataformas digitais demonstram impactos positivos na organização do estudo, gerenciamento do tempo, redução de custos e ampliação do acesso a materiais de estudo variados e atualizados.os resultados desta pesquisa contribuem para a compreensão mais profunda do potencial da tecnologia na promoção da acessibilidade e igualdade de oportunidades para estudantes de vestibulares. As conclusões fornecem insights valiosos para educadores, desenvolvedores de plataformas educacionais e formuladores de políticas educacionais, com vistas a melhorar a experiência de preparação para vestibulares de forma inclusiva e eficaz.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38694
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3DS2023-TCC-STUDYPLUS.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.