Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38694| Title: | Studyplus: tecnologia como aliada na potencialização da acessibilidade para estudantes em preparação para vestibulares |
| Authors: | BESSA, Camile Vitoria Lima de LIMA, Carlos Alverto Riboli Teixeira ELOI, Erika Heloisa REIS, Felipe Lopes BARRETO, Gabriel Pires Cardim |
| Advisor: | OLIVEIRA, Luis Ricardo de |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Vestibular;Tecnologia educacional;Plataforma digital |
| Issue Date: | 8-Dec-2023 |
| Publisher: | 144 |
| Citation: | BESSA, Camile Vitoria Lima de; LIMA, Carlos Alberto Riboli Teixeira; ELOI, Erika Heloisa; REIS, Felipe Lopes; BARRETO, Gabriel Pires Cardim. Studyplus: tecnologia como aliada na potencialização da acessibilidade para estudantes em preparação para vestibulares. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas). Etec Carapicuíba, Carapicuíba - SP, 2023. |
| Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso aborda a temática da acessibilidade para estudantes em preparação para vestibulares e explora o papel da tecnologia como uma aliada fundamental nesse contexto. Diante das barreiras enfrentadas por esses estudantes, como restrições de tempo, desafios na organização, custos associados e dificuldades no acesso a materiais de estudo, surge a necessidade de soluções inovadoras. Esta pesquisa investiga de que maneira as plataformas tecnológicas podem mitigar essas dificuldades e ampliar a acessibilidade. Através de uma revisão sistemática da literatura, examinam-se os principais obstáculos que os estudantes enfrentam durante a preparação para vestibulares. Em seguida, analisam-se as contribuições das tecnologias educacionais, como aplicativos e plataformas digitais, na superação desses desafios. Através de questionários e entrevistas com estudantes, suas percepções sobre o uso da tecnologia são coletadas, oferecendo insights valiosos sobre a eficácia das soluções tecnológicas propostas. A pesquisa também explora estudos de caso que evidenciam os benefícios da integração da tecnologia na preparação para vestibulares. Plataformas digitais demonstram impactos positivos na organização do estudo, gerenciamento do tempo, redução de custos e ampliação do acesso a materiais de estudo variados e atualizados.os resultados desta pesquisa contribuem para a compreensão mais profunda do potencial da tecnologia na promoção da acessibilidade e igualdade de oportunidades para estudantes de vestibulares. As conclusões fornecem insights valiosos para educadores, desenvolvedores de plataformas educacionais e formuladores de políticas educacionais, com vistas a melhorar a experiência de preparação para vestibulares de forma inclusiva e eficaz. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38694 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 3DS2023-TCC-STUDYPLUS.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.