Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38685Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | MARTINS, Haydée Simões Pinto | - |
| dc.contributor.author | NEIVA, Ellen Lima | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T19:26:02Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T19:26:02Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-29 | - |
| dc.identifier.citation | NEIVA, Ellen Lima. Jornal 144: Comunicação escolar adaptada ao público jovem. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Médio Técnico em Multimídia). Etec Carapicuíba, Carapicuíba - SP, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38685 | - |
| dc.description.abstract | Portanto, com base na atividade desenvolvida para a presente proposta, foi possível concluir que a implementação de ferramentas digitais, entre elas o jornal escolar, modifica substancialmente a comunicação dentro do ambiente acadêmico. Por isso, é preciso considerar a importância de desenvolvimentos que utilizem a capacidade da tecnologia de realizar a integração da comunidade escolar, facilitar o acesso ao conhecimento e promover a interação entre os alunos. Neste caso, o projeto para o jornal 144 envolve a criação de uma plataforma digital com o objetivo de unir os estudantes e intensificar a contribuição deles para a realização de eventos e atividades do ambiente escolar. Assim, a proposta inclui uma estrutura que faz o uso das redes sociais Instagram e WhatsApp para disseminação de conteúdos de entretenimento, comunicação e alertas baseados nos hábitos e interesses dos alunos. O público- alvo são adolescentes entre 15 e 18 anos. O Jornal 144 é uma solução rica em seus elementos, uma vez que fornece uma linguagem de fácil interação aos estudantes. Ele permite acesso rápido a notícias importantes, bem como oportunidades para acompanhar os eventos escolares e contribuir para o desenvolvimento de um ambiente tranquilo. Além disso, a solução tem um valor estratégico ao apoiar o trabalho do grêmio estudantil, resolvendo questões comuns, incluindo a falta de mobilização, desunião dos estudantes em relação à comunidade e um longo tempo necessário para promover ideias. Considerou-se a opção com base no feedback coletado e na pesquisa de campo. Como resultado, pode- se mencionar tópicos populares, incluindo relatórios sobre eventos escolares e ideias de estudo. Portanto, a solução também é necessária para satisfazer as necessidades modernas no desenvolvimento de comunicação escolar qualitativa que envolve o uso de recursos de ilustração digital eficazes e de baixo custo | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Multimídia | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 144 | pt_BR |
| dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
| dc.subject | Comunicação | pt_BR |
| dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento | pt_BR |
| dc.subject.other | Produção Cultural e Design | pt_BR |
| dc.title | Jornal 144: comunicação escolar adaptada ao público jovem | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RT_Jornal144.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.