Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38584
Title: Guia de orientação alimentar para professores do ensino fundamental
Other Titles: Nutritional guidance guide for elementary school teachers
Authors: LOPES, Dayane de Almeida
ANDRÉ, Maricélia Alves
OLIVEIRA, Raquel Tomas de
Advisor: CLEMENTINO, Maria Daniela
Other contributor: SILVA, Sandra Lee de Carvalho
type of document: Monografia
Keywords: Educação alimentar e nutricional;Educação em saúde;Nutrição infantil;Ensino fundamental
Issue Date: 4-Jul-2015
Publisher: 242
Citation: LOPES, D. A.; ANDRÉ, M. A.; OLIVEIRA, R. T. Guia de orientação alimentar para professores do ensino fundamental. 57 f. 2015.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico Nutrição e Dietética) - ETEC Dr. Celso Giglio, Osasco II, 2015.
Abstract: Introdução: A Educação Nutricional busca educar as pessoas de maneira que elas aprendam a realizar suas escolhas alimentares para garantir uma alimentação saudável e prazerosa, buscando atender todas as suas necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais. No ambiente escolar é importante instrumentalizar os professores em conhecimentos e estratégias metodológicas que permitam inserir a alimentação saudável no cotidiano escolar. Objetivo: Relacionar a alimentação saudável às disciplinas do Ensino Fundamental Metodologia: O presente trabalho foi realizado com os educadores do Ensino Fundamental I de um Colégio particular, na cidade de Osasco, Grande São Paulo. Com princípio de avaliar o conhecimento dos educadores em relação à alimentação saudável foi aplicado um questionário. Após sua aplicação elaborou-se um Guia de Orientação Alimentar para os docentes. Resultados: O presente trabalho contou com a participação de sete docentes do Ensino Fundamental. No guia é apresentado as disciplinas o conceito e aplicação de uma alimentação saudável da vida dos escolares. Os temas abordados no material são: Horta, Prato Saudável, escolha saudáveis, alimentos ultra processados. Conclusão: A partir do levantamento de dados, foi desenvolvido um material de orientação para os educadores a fim de abordar o tema alimentação saudável em suas disciplinas. O Técnico em Nutrição e Dietética tem seu papel na educação nutricional, promovendo a alimentação saudável por meio de atividades, assistencial e informativa, integrando-se com outros profissionais que atuam neste espaço.
Introduction: Nutritional Education aims to educate people so that they learn to make food choices to ensure a healthy and enjoyable diet, seeking to meet all their physiological, psychological, and social needs. In the school environment, it is important to equip teachers with knowledge and methodological strategies that allow them to incorporate healthy eating into the school routine. Objective: To relate healthy eating to the subjects of Elementary School. Methodology: This work was carried out with educators from Elementary School I of a private school in the city of Osasco, Greater São Paulo. To assess the educators' knowledge regarding healthy eating, a questionnaire was applied. After its application, a Food Guidance Guide was developed for the teachers. Results: This study involved the participation of seven elementary school teachers. The guide presents the concept and application of healthy eating in the lives of schoolchildren. The topics covered in the material are: Vegetable Garden, Healthy Plate, healthy choices, and ultra-processed foods. Conclusion: Based on the data collected, guidance material was developed for educators to address the topic of healthy eating in their subjects. The Nutrition and Dietetics Technician plays a role in nutritional education, promoting healthy eating through activities, assistance, and information, integrating with other professionals working in this field.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38584
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho completo_profa (3) final (1).pdf
  Restricted Access
1.47 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.