Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38528| Título: | Educação financeira: a importância da educação financeira nas escolas públicas |
| Autor(es): | GUIMARÃES, Débora Aparecida SILVA, Fernando Valentim dos Santos CARVALHO, Luigy Fernandes Mello de SILVA, Lucas Pietro Gomes da OLIVEIRA, Maria Aparecida Matos RODRIGUES, Maria Eduarda SAMTOS, Maria de Fátima |
| Orientador(es): | LEITE, Gilmara Guimarães |
| Tipo documental: | Monografia |
| Palavras-chave: | Educação financeira;Economia |
| Data do documento: | Jul-2025 |
| Editor: | 211 |
| Referência Bibliográfica: | GUIMARÃES, Débora Aparecida; SILVA, Fernando Valentim dos Santos; CARVALHO, Luigy Fernandes Mello de; SILVA, Lucas Pietro Gomes da; OLIVEIRA, Maria Aparecida Matos; RODRIGUES, Maria Eduarda; SANTOS, Maria de Fátima. Educação financeira: a importância da educação financeira nas escolas públicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Finanças) Etec Zona Leste, São Paulo, 2025. |
| Resumo: | A educação financeira tem se tornado um tema cada vez mais discutido em diferentes
contextos da sociedade contemporânea, especialmente diante dos crescentes índices
de endividamento das famílias brasileiras. Em um país marcado por desigualdade
socioeconômica e por uma cultura de consumo impulsivo, a ausência de
conhecimento financeiro básico impacta diretamente a qualidade de vida da
população. A escola, como principal instituição de formação humana e social,
desempenha papel crucial na transformação dessa realidade, sendo um ambiente
estratégico para o desenvolvimento de competências voltadas à cidadania financeira.
A relevância deste tema se intensifica quando consideramos que grande parte dos
adultos brasileiros desconhece práticas fundamentais de planejamento financeiro,
como poupar, controlar gastos e tomar decisões de crédito conscientes. Essa lacuna
se perpetua de geração em geração, contribuindo para a manutenção de ciclo vicioso
de consumo irresponsável, inadimplência e exclusão financeira. Nesse contexto, a
educação financeira se apresenta como uma ferramenta poderosa para promover a
autonomia, a responsabilidade e a sustentabilidade econômica, desde os primeiros
anos da vida escolar. Este trabalho tem como foco a análise da importância da
educação financeira nas escolas públicas, especialmente no ensino fundamental. A
escolha desse nível de ensino se justifica pelo seu papel formativo nos valores e
hábitos dos indivíduos. A proposta é investigar de que maneira a introdução
sistematizada desse conhecimento pode contribuir para a formação de cidadãos mais
conscientes, capazes de gerir seus recursos de forma estratégica, prevenindo o
endividamento e promovendo o bem-estar social. A educação financeira, portanto,
transcende os números e se estabelece como um direito fundamental para o exercício
pleno da cidadania. Financial education has become an increasingly discussed topic in different contexts of contemporary society, especially in view of the growing debt rates of Brazilian families. In a country marked by socioeconomic inequality and a culture of impulsive consumption, the lack of basic financial knowledge directly impacts the population's quality of life. Schools, as the main institution for human and social development, play a crucial role in transforming this reality, being a strategic environment for the development of skills aimed at financial citizenship. The relevance of this topic intensifies when we consider that a large part of Brazilian adults are unaware of fundamental financial planning practices, such as saving, controlling expenses and making conscious credit decisions. This gap is perpetuated from generation to generation, contributing to the maintenance of a vicious cycle of irresponsible consumption, default and financial exclusion. In this context, financial education presents itself as a powerful tool to promote autonomy, responsibility and economic sustainability, from the first years of school life. This work focuses on analyzing the importance of financial education in public schools, especially in elementary school. The choice of this level of education is justified by its formative role in the values and habits of individuals. The proposal is to investigate how the systematic introduction of this knowledge can contribute to the formation of more aware citizens, capable of managing their resources strategically, preventing debt and promoting social well being. Financial education, therefore, transcends numbers and establishes itself as a fundamental right for the full exercise of citizenship. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38528 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tecnico_em_financas_2025_1_debora_aparecida_guimaraes_educacao_financeira_a_importancia_da_educacao_financeira.pdf | 621.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.