Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLEITE, Gilmara Guimarães-
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Débora Aparecida-
dc.contributor.authorSILVA, Fernando Valentim dos Santos-
dc.contributor.authorCARVALHO, Luigy Fernandes Mello de-
dc.contributor.authorSILVA, Lucas Pietro Gomes da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Aparecida Matos-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Maria Eduarda-
dc.contributor.authorSAMTOS, Maria de Fátima-
dc.date.accessioned2025-11-14T15:09:36Z-
dc.date.available2025-11-14T15:09:36Z-
dc.date.issued2025-07-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Débora Aparecida; SILVA, Fernando Valentim dos Santos; CARVALHO, Luigy Fernandes Mello de; SILVA, Lucas Pietro Gomes da; OLIVEIRA, Maria Aparecida Matos; RODRIGUES, Maria Eduarda; SANTOS, Maria de Fátima. Educação financeira: a importância da educação financeira nas escolas públicas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Finanças) Etec Zona Leste, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38528-
dc.description.abstractA educação financeira tem se tornado um tema cada vez mais discutido em diferentes contextos da sociedade contemporânea, especialmente diante dos crescentes índices de endividamento das famílias brasileiras. Em um país marcado por desigualdade socioeconômica e por uma cultura de consumo impulsivo, a ausência de conhecimento financeiro básico impacta diretamente a qualidade de vida da população. A escola, como principal instituição de formação humana e social, desempenha papel crucial na transformação dessa realidade, sendo um ambiente estratégico para o desenvolvimento de competências voltadas à cidadania financeira. A relevância deste tema se intensifica quando consideramos que grande parte dos adultos brasileiros desconhece práticas fundamentais de planejamento financeiro, como poupar, controlar gastos e tomar decisões de crédito conscientes. Essa lacuna se perpetua de geração em geração, contribuindo para a manutenção de ciclo vicioso de consumo irresponsável, inadimplência e exclusão financeira. Nesse contexto, a educação financeira se apresenta como uma ferramenta poderosa para promover a autonomia, a responsabilidade e a sustentabilidade econômica, desde os primeiros anos da vida escolar. Este trabalho tem como foco a análise da importância da educação financeira nas escolas públicas, especialmente no ensino fundamental. A escolha desse nível de ensino se justifica pelo seu papel formativo nos valores e hábitos dos indivíduos. A proposta é investigar de que maneira a introdução sistematizada desse conhecimento pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, capazes de gerir seus recursos de forma estratégica, prevenindo o endividamento e promovendo o bem-estar social. A educação financeira, portanto, transcende os números e se estabelece como um direito fundamental para o exercício pleno da cidadania.pt_BR
dc.description.abstractFinancial education has become an increasingly discussed topic in different contexts of contemporary society, especially in view of the growing debt rates of Brazilian families. In a country marked by socioeconomic inequality and a culture of impulsive consumption, the lack of basic financial knowledge directly impacts the population's quality of life. Schools, as the main institution for human and social development, play a crucial role in transforming this reality, being a strategic environment for the development of skills aimed at financial citizenship. The relevance of this topic intensifies when we consider that a large part of Brazilian adults are unaware of fundamental financial planning practices, such as saving, controlling expenses and making conscious credit decisions. This gap is perpetuated from generation to generation, contributing to the maintenance of a vicious cycle of irresponsible consumption, default and financial exclusion. In this context, financial education presents itself as a powerful tool to promote autonomy, responsibility and economic sustainability, from the first years of school life. This work focuses on analyzing the importance of financial education in public schools, especially in elementary school. The choice of this level of education is justified by its formative role in the values and habits of individuals. The proposal is to investigate how the systematic introduction of this knowledge can contribute to the formation of more aware citizens, capable of managing their resources strategically, preventing debt and promoting social well being. Financial education, therefore, transcends numbers and establishes itself as a fundamental right for the full exercise of citizenship.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Finançaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher211pt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEducação financeira: a importância da educação financeira nas escolas públicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.