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Title: Diversidade e inclusão: perfis de profissionais da área da educação
Other Titles: Diversity and inclusion: profiles of professionals in education area
Authors: SILVA, Andressa Aparecida Monteiro da
MANOEL, Andressa da Gama
LOMBA, Layane da Silva
MARIANO, Maria Jássia de Meneses
SANTOS, Vikyane Mayara
Advisor: SILVA, Luís Antônio Soares da
type of document: Monografia
Keywords: Recursos humanos;Educação;Inclusão escolar
Issue Date: Jun-2025
Publisher: 226
Citation: SILVA, Andressa Aparecida Monteira da. et al. Diversidade e inclusão: perfis de profissionais da área da Educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Recursos Humanos) - Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão, São Paulo, 2025.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a importância da diversidade e inclusão no ambiente escolar, com foco em perfis de profissionais da área da educação. A pesquisa abordou conceitos fundamentais relacionados à pluralidade de indivíduos no espaço escolar, bem como práticas de inclusão que promovem um ambiente mais justo, acolhedor e propício ao desenvolvimento de todos os envolvidos. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base em revisão bibliográfica, entrevistas com profissionais da educação e aplicação de questionários a alunos, a fim de compreender percepções e vivências acerca do tema. Os resultados apontam que, embora existam avanços em relação às políticas de diversidade, ainda são necessários esforços contínuos para efetivar uma cultura inclusiva, que valorize as diferenças e assegure condições equitativas de participação. A inclusão, além de um direito social, revela-se como um fator determinante para o aprimoramento das relações interpessoais, da inovação pedagógica e do desempenho educacional.
This Final Project aims to analyze the importance of diversity and inclusion in the school environment, focusing on the profiles of professionals in the field of education. The research addressed fundamental concepts related to the plurality of individuals in the school environment, as well as inclusion practices that promote a fairer, more welcoming environment that is conducive to the development of all those involved. The methodology used was qualitative, based on a bibliographic review, interviews with education professionals, and questionnaires administered to students, in order to understand perceptions and experiences on the topic. The results indicate that, although there are advances in relation to diversity policies, continuous efforts are still needed to implement an inclusive culture that values differences and ensures equitable conditions for participation. Inclusion, in addition to being a social right, proves to be a determining factor for the improvement of interpersonal relationships, pedagogical innovation, and educational performance
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38468
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