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dc.contributor.advisorSILVA, Luís Antônio Soares da-
dc.contributor.authorSILVA, Andressa Aparecida Monteiro da-
dc.contributor.authorMANOEL, Andressa da Gama-
dc.contributor.authorLOMBA, Layane da Silva-
dc.contributor.authorMARIANO, Maria Jássia de Meneses-
dc.contributor.authorSANTOS, Vikyane Mayara-
dc.date.accessioned2025-11-13T18:09:18Z-
dc.date.available2025-11-13T18:09:18Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.citationSILVA, Andressa Aparecida Monteira da. et al. Diversidade e inclusão: perfis de profissionais da área da Educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Recursos Humanos) - Etec Gildo Marçal Bezerra Brandão, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38468-
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a importância da diversidade e inclusão no ambiente escolar, com foco em perfis de profissionais da área da educação. A pesquisa abordou conceitos fundamentais relacionados à pluralidade de indivíduos no espaço escolar, bem como práticas de inclusão que promovem um ambiente mais justo, acolhedor e propício ao desenvolvimento de todos os envolvidos. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base em revisão bibliográfica, entrevistas com profissionais da educação e aplicação de questionários a alunos, a fim de compreender percepções e vivências acerca do tema. Os resultados apontam que, embora existam avanços em relação às políticas de diversidade, ainda são necessários esforços contínuos para efetivar uma cultura inclusiva, que valorize as diferenças e assegure condições equitativas de participação. A inclusão, além de um direito social, revela-se como um fator determinante para o aprimoramento das relações interpessoais, da inovação pedagógica e do desempenho educacional.pt_BR
dc.description.abstractThis Final Project aims to analyze the importance of diversity and inclusion in the school environment, focusing on the profiles of professionals in the field of education. The research addressed fundamental concepts related to the plurality of individuals in the school environment, as well as inclusion practices that promote a fairer, more welcoming environment that is conducive to the development of all those involved. The methodology used was qualitative, based on a bibliographic review, interviews with education professionals, and questionnaires administered to students, in order to understand perceptions and experiences on the topic. The results indicate that, although there are advances in relation to diversity policies, continuous efforts are still needed to implement an inclusive culture that values differences and ensures equitable conditions for participation. Inclusion, in addition to being a social right, proves to be a determining factor for the improvement of interpersonal relationships, pedagogical innovation, and educational performancept_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher226pt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleDiversidade e inclusão: perfis de profissionais da área da educaçãopt_BR
dc.title.alternativeDiversity and inclusion: profiles of professionals in education areapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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