Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38164
Título: Inclusão LGBTQIAPN+ na formação técnica em organização esportiva: um estudo do Centro Paula Souza
Autor(es): FERREIRA, Ana Luiza Cardoso
MACHADO, Brenda Araújo
NOVAIS, Henry dos Santos
DUARTE, Sabrina Santos
Orientador(es): ALVES, Catarina Messias
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Inclusão social;Orientação sexual
Data do documento: 23-Jun-2025
Editor: 267
Referência Bibliográfica: FERREIRA, Ana Luiza Cardoso et al. Inclusão LGBTQIAON+ na formação técnica em organização esportiva: um estudo no Centro Paula Souza. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Organização Esportiva)-ETEC de Esportes "Curt Walter Otoo Baumgart", São Paulo, 2025.
Resumo: Resumo: Esta pesquisa analisou a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ nos currículos e práticas pedagógicas dos cursos técnicos públicos de Gestão Desportiva e Lazer (Fatec) e Organização Esportiva (Etec), do Centro Paula Souza, partindo do reconhecimento constitucional do esporte como direito social. O estudo quantitativo descritivo, que aplicou um questionário a 56 estudantes e 4 professores, revelou que, embora a inclusão seja um princípio norteador, sua aplicação prática é frágil. Apenas metade dos estudantes teve contato com o tema, geralmente de forma pontual e superficial, e a maioria sentiu-se insegura para lidar com discriminação, não tendo recebido materiais complementares. Os docentes apoiam o debate, mas enfrentam limitações em formação e suporte institucional. Conclui-se que a inserção pontual é insuficiente para formar profissionais preparados para a equidade. Recomenda-se urgência no desenvolvimento de políticas pedagógicas robustas, na capacitação docente e na inclusão de materiais didáticos específicos para garantir uma abordagem estruturada e contínua da diversidade no esporte. Palavras-chave: Gestão Esportiva. Esporte. Inclusão. LGBTQIAPN+.
Abstract:This research aimed to analyze whether the public technical courses in Sports Management and Leisure (Fatec) and Sports Organization (Etec), both managed by Centro Paula Souza, systematically and effectively address the inclusion of the LGBTQIAPN+ community in their curricula and pedagogical practices. The quantitative and descriptive study, which applied an online questionnaire to 56 students and 4 teachers, found that although inclusion is a guiding principle in pedagogical projects, its practical application is fragile and superficial. Only about half of the students reported contact with the topic, usually addressed in a punctual and fragmented manner, and most felt insecure about handling discrimination situations, having received no complementary materials. The teachers, while generally favorable to the debate, cited limitations in continuing education and institutional support. The study concludes that the sporadic inclusion of content is insufficient to train professionals prepared for equity. It is therefore urgent that institutions develop robust pedagogical policies, invest in teacher training, and include specific didactic materials to ensure a structured and continuous approach to diversity in sports. Keywords: Sports Management. Sport. Inclusion. LGBTQIAPN+.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38164
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BANNER_INCLUSÃO LGBTQIAPN+ NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ORGANIZAÇÃO.pdfBanner240.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Inclusão LGBTQIAPN+ - TA.pdf
  Restricted Access
TA685.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PUBLICAÇÃO_INCLUSÃO LGBTQIAPN+.pdf195.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.