Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38164| Título: | Inclusão LGBTQIAPN+ na formação técnica em organização esportiva: um estudo do Centro Paula Souza |
| Autor(es): | FERREIRA, Ana Luiza Cardoso MACHADO, Brenda Araújo NOVAIS, Henry dos Santos DUARTE, Sabrina Santos |
| Orientador(es): | ALVES, Catarina Messias |
| Tipo documental: | Artigo Científico |
| Palavras-chave: | Inclusão social;Orientação sexual |
| Data do documento: | 23-Jun-2025 |
| Editor: | 267 |
| Referência Bibliográfica: | FERREIRA, Ana Luiza Cardoso et al. Inclusão LGBTQIAON+ na formação técnica em organização esportiva: um estudo no Centro Paula Souza. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Organização Esportiva)-ETEC de Esportes "Curt Walter Otoo Baumgart", São Paulo, 2025. |
| Resumo: | Resumo:
Esta pesquisa analisou a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ nos currículos e
práticas pedagógicas dos cursos técnicos públicos de Gestão Desportiva e Lazer
(Fatec) e Organização Esportiva (Etec), do Centro Paula Souza, partindo do
reconhecimento constitucional do esporte como direito social. O estudo quantitativo descritivo, que aplicou um questionário a 56 estudantes e 4 professores, revelou que,
embora a inclusão seja um princípio norteador, sua aplicação prática é frágil. Apenas
metade dos estudantes teve contato com o tema, geralmente de forma pontual e
superficial, e a maioria sentiu-se insegura para lidar com discriminação, não tendo
recebido materiais complementares. Os docentes apoiam o debate, mas enfrentam
limitações em formação e suporte institucional. Conclui-se que a inserção pontual é
insuficiente para formar profissionais preparados para a equidade. Recomenda-se
urgência no desenvolvimento de políticas pedagógicas robustas, na capacitação
docente e na inclusão de materiais didáticos específicos para garantir uma abordagem
estruturada e contínua da diversidade no esporte.
Palavras-chave: Gestão Esportiva. Esporte. Inclusão. LGBTQIAPN+. Abstract:This research aimed to analyze whether the public technical courses in Sports Management and Leisure (Fatec) and Sports Organization (Etec), both managed by Centro Paula Souza, systematically and effectively address the inclusion of the LGBTQIAPN+ community in their curricula and pedagogical practices. The quantitative and descriptive study, which applied an online questionnaire to 56 students and 4 teachers, found that although inclusion is a guiding principle in pedagogical projects, its practical application is fragile and superficial. Only about half of the students reported contact with the topic, usually addressed in a punctual and fragmented manner, and most felt insecure about handling discrimination situations, having received no complementary materials. The teachers, while generally favorable to the debate, cited limitations in continuing education and institutional support. The study concludes that the sporadic inclusion of content is insufficient to train professionals prepared for equity. It is therefore urgent that institutions develop robust pedagogical policies, invest in teacher training, and include specific didactic materials to ensure a structured and continuous approach to diversity in sports. Keywords: Sports Management. Sport. Inclusion. LGBTQIAPN+. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38164 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BANNER_INCLUSÃO LGBTQIAPN+ NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ORGANIZAÇÃO.pdf | Banner | 240.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Inclusão LGBTQIAPN+ - TA.pdf Restricted Access | TA | 685.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
| PUBLICAÇÃO_INCLUSÃO LGBTQIAPN+.pdf | 195.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.