Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorALVES, Catarina Messias-
dc.contributor.authorFERREIRA, Ana Luiza Cardoso-
dc.contributor.authorMACHADO, Brenda Araújo-
dc.contributor.authorNOVAIS, Henry dos Santos-
dc.contributor.authorDUARTE, Sabrina Santos-
dc.date.accessioned2025-11-07T17:30:28Z-
dc.date.available2025-11-07T17:30:28Z-
dc.date.issued2025-06-23-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Luiza Cardoso et al. Inclusão LGBTQIAON+ na formação técnica em organização esportiva: um estudo no Centro Paula Souza. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Organização Esportiva)-ETEC de Esportes "Curt Walter Otoo Baumgart", São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38164-
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa analisou a inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ nos currículos e práticas pedagógicas dos cursos técnicos públicos de Gestão Desportiva e Lazer (Fatec) e Organização Esportiva (Etec), do Centro Paula Souza, partindo do reconhecimento constitucional do esporte como direito social. O estudo quantitativo descritivo, que aplicou um questionário a 56 estudantes e 4 professores, revelou que, embora a inclusão seja um princípio norteador, sua aplicação prática é frágil. Apenas metade dos estudantes teve contato com o tema, geralmente de forma pontual e superficial, e a maioria sentiu-se insegura para lidar com discriminação, não tendo recebido materiais complementares. Os docentes apoiam o debate, mas enfrentam limitações em formação e suporte institucional. Conclui-se que a inserção pontual é insuficiente para formar profissionais preparados para a equidade. Recomenda-se urgência no desenvolvimento de políticas pedagógicas robustas, na capacitação docente e na inclusão de materiais didáticos específicos para garantir uma abordagem estruturada e contínua da diversidade no esporte. Palavras-chave: Gestão Esportiva. Esporte. Inclusão. LGBTQIAPN+.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:This research aimed to analyze whether the public technical courses in Sports Management and Leisure (Fatec) and Sports Organization (Etec), both managed by Centro Paula Souza, systematically and effectively address the inclusion of the LGBTQIAPN+ community in their curricula and pedagogical practices. The quantitative and descriptive study, which applied an online questionnaire to 56 students and 4 teachers, found that although inclusion is a guiding principle in pedagogical projects, its practical application is fragile and superficial. Only about half of the students reported contact with the topic, usually addressed in a punctual and fragmented manner, and most felt insecure about handling discrimination situations, having received no complementary materials. The teachers, while generally favorable to the debate, cited limitations in continuing education and institutional support. The study concludes that the sporadic inclusion of content is insufficient to train professionals prepared for equity. It is therefore urgent that institutions develop robust pedagogical policies, invest in teacher training, and include specific didactic materials to ensure a structured and continuous approach to diversity in sports. Keywords: Sports Management. Sport. Inclusion. LGBTQIAPN+.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Organização Esportivapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher267pt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subject.otherTurismo, Hospitalidade e Lazerpt_BR
dc.titleInclusão LGBTQIAPN+ na formação técnica em organização esportiva: um estudo do Centro Paula Souzapt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeBannerpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BANNER_INCLUSÃO LGBTQIAPN+ NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ORGANIZAÇÃO.pdfBanner240.03 kBAdobe PDFView/Open
Inclusão LGBTQIAPN+ - TA.pdf
  Restricted Access
TA685.07 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
PUBLICAÇÃO_INCLUSÃO LGBTQIAPN+.pdf195.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.