Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37783
Title: Remoção de cromo hexavalente de resíduos laboratoriais da ETEC Dr. Celso Giglio através de adsorção física utilizando carvão ativado
Other Titles: Removal of hexavalent chromium from laboratory waste at ETEC Dr. Celso Giglio through physical adsorption using activated carbon
Authors: SILVA, Danillo Gilo
SILVA, Francieli Moura da
HOLANDA, João Vinicius Sanches
MUNIZ JUNIOR, João R.
OLIVEIRA FILHO, Marcos Magno de
TEODORO, Murilo da Cruz
Advisor: COLOMBO, Sandro de Miranda
MARCELINO, Marilene Pereira Araújo
Other contributor: JESUS, Lucia Regina de
YAMATO, Maira Akemi Casagrande
FERNANDES, Silvia Helena
type of document: Monografia
Keywords: Espectrofotometria;Tratamento de resíduos;Carvão ativado;Adsorção
Issue Date: 4-Jul-2018
Publisher: 242
Citation: SILVA, D. G.; SILVA, F. M.; HOLANDA, J. V. S.; MUNIZ JUNIOR, J. R.; OLIVEIRA FILHO, M. M.; TEODORO, M. C. Remoção de cromo hexavalente de resíduos laboratoriais da ETEC Dr. Celso Giglio através de adsorção física utilizando carvão ativado. 33f. 2018.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química) - ETEC Dr. Celso Giglio, Osasco II, 2018.
Abstract: Uma das maiores preocupações da história recente da Etec Dr. Celso Giglio no curso de Química é o acúmulo constante de resíduos laboratoriais gerados nas aulas. Considerando o fato de que há alguns anos não haviam técnicos responsáveis pelos laboratórios dessa instituição, os resíduos laboratoriais não possuíam uma administração em seu armazenamento. Com a chegada dos técnicos atuais, houve iniciativas onde esses resíduos passaram a ser armazenados e identificados separadamente, o que, posteriormente, geraram iniciativas para o tratamento dos mesmos. Este trabalho busca mais um meio de proporcionar uma alternativa que auxilie a iniciativa do tratamento de resíduos na Etec Dr. Celso Giglio, possibilitando mais formas viáveis de tratamento dos resíduos laboratoriais. Uma das técnicas que aponta uma alta eficiência no tratamento de íons inorgânicos em meio aquoso é a adsorção física, que consiste na fixação de uma substancia na superfície de outra através de uma força de atração exercida pelo material adsorvente denominada força de Van der Waals. O método de adsorção física foi escolhido por ser uma alternativa de tratamento limpa, que não gera resíduos excedentes e possui um baixo custo financeiro para sua realização. Para realização do estudo foi utilizado carvão ativo em pó que mostrou – se eficiente em uma média de 20,13 % de adsorção.
Uma das maiores preocupações da história recente da Etec Dr. Celso Giglio no curso de Química é o acúmulo constante de resíduos laboratoriais gerados nas aulas. Considerando o fato de que há alguns anos não haviam técnicos responsáveis pelos laboratórios dessa instituição, os resíduos laboratoriais não possuíam uma administração em seu armazenamento. Com a chegada dos técnicos atuais, houve iniciativas onde esses resíduos passaram a ser armazenados e identificados separadamente, o que, posteriormente, geraram iniciativas para o tratamento dos mesmos. Este trabalho busca mais um meio de proporcionar uma alternativa que auxilie a iniciativa do tratamento de resíduos na Etec Dr. Celso Giglio, possibilitando mais formas viáveis de tratamento dos resíduos laboratoriais. Uma das técnicas que aponta uma alta eficiência no tratamento de íons inorgânicos em meio aquoso é a adsorção física, que consiste na fixação de uma substancia na superfície de outra através de uma força de atração exercida pelo material adsorvente denominada força de Van der Waals. O método de adsorção física foi escolhido por ser uma alternativa de tratamento limpa, que não gera resíduos excedentes e possui um baixo custo financeiro para sua realização. Para realização do estudo foi utilizado carvão ativo em pó que mostrou – se eficiente em uma média de 20,13 % de adsorção.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37783
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MONOGRAFIA FINALIZADO-Marcos.pdf
  Restricted Access
1.61 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.