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Title: Ludicgamer: desenvolvimento e implementação de uma plataforma gamificada para educação com Replit AI
Other Titles: Ludicgamer: development and implementation of a gamified platform for education using Replit AI
Authors: BUENO, Lucas Rafael Rodrigues
Advisor: RODRIGUES, Luciene Cavalcanti
Other contributor: LUVIZARI-MURAD, Lidiane Hernandez
QUEIROGA, Ana Paula Garrido de
type of document: Artigo Científico
Keywords: Prototipação de software;Inteligência artificial;Jogos educativos;Ensino e aprendizagem
Issue Date: 7-Jul-2025
Publisher: 121
Citation: BUENO, Lucas Rafael Rodrigues. Ludicgamer: desenvolvimento e implementação de uma plataforma gamificada para educação com Replit AI. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2025.
Abstract: O presente estudo apresenta o desenvolvimento da plataforma LudicGamer, um sistema de gerenciamento de jogos educativos que possibilita a criação, personalização e análise de experiências interativas em ambientes educacionais. A plataforma, desenvolvida utilizando o Replit AI como ferramenta de prototipagem e assistência de desenvolvimento, integra tecnologias contemporâneas como Flask, SQLAlchemy e Bootstrap, implementando um sistema robusto de gamificação com badges, conquistas e rankings para estimular o engajamento discente. O trabalho detalha a arquitetura modular elaborada, os sistemas de segurança e os mecanismos de validação de conteúdo desenvolvidos. Os resultados preliminares indicam que a plataforma atinge o objetivo de democratizar a criação de jogos educativos e intensificar o engajamento dos estudantes, constituindo uma contribuição significativa ao campo da gamificação educacional ao oferecer uma solução acessível para educadores sem conhecimentos técnicos avançados.
This study presents the development of the LudicGamer platform, an educational game management system that enables the creation, customization, and analysis of interactive games for educational environments. The platform, developed using Replit AI as a prototyping and development assistance tool, integrates modern web technologies such as Flask, SQLAlchemy, and Bootstrap. The system implements robust gamification with badges, achievements, and rankings to engage students. The work addresses the modular architecture developed and the security and content validation systems. Preliminary results indicate that the platform fulfills its objective of democratizing the creation of educational games and increasing student engagement. This platform represents a significant contribution to the field of educational gamification, providing an accessible solution for educators without advanced technical knowledge.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37534
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