Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37457| Title: | Monitoramento eletrônico do óleo lubrificante no motor em tempo real |
| Other Titles: | Electronic monitoring of engine lubricating oil in real time |
| Authors: | ARAÚJO, Matheus Ivo de |
| Advisor: | GOMES, Cleber Willian GERULAITIS, Carla |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Eletrônica (aplicações industriais);Engenharia automotiva;Tecnologia;Monitoramento;Óleos lubrificantes;Eletrônica digital |
| Issue Date: | 22-Jun-2021 |
| Publisher: | 160 |
| Citation: | ARAÚJO, Matheus Ivo de. Monitoramento eletrônico do óleo lubrificante no motor em tempo real. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2021. 32 f. il. |
| Abstract: | Resumo Um modelo de projeto é apresentado, para monitoramento da condição do óleo lubrificante em tempo real. O modelo é elaborado através de sensores colocados no sistema de lubrificação do motor, obtendo dados a respeito de densidade, viscosidade e temperatura do óleo a fim de identificar variações que são essenciais na avaliação de um lubrificante, seja ele bom ou não. Um algoritmo recebe os sinais lógicos desses sensores e gera uma saída como resposta a situação do óleo, acendendo uma lâmpada no painel de instrumentos do veículo, se a condição do óleo for ruim. Após a implementação desse sistema eletrônico no veículo, é verificado uma série de vantagens devido a troca de óleo ocorrer no momento adequado em vez de haver uma troca com base em informações do fabricante do veículo, seja distância percorrida ou tempo de uso do óleo, que apesar de serem informações mais fáceis para verificar do que a condição do óleo em tempo real, não são dados precisos e essa imprecisão acaba resultando em problemas no motor a longo prazo e também em outros fatores como meio ambiente. Abstract A project model is presented to monitor the condition of the lubricating oil in real time. The model is elaborated through depth sensors in the engine's lubrication system, obtaining data about some physical quantities of the oil in order to identify variations that are essential in the evaluation of a lubricant, whether it is good or not. An algorithm receives the logical signals from sensor sensors and generates an output in response to the oil situation, lighting a lamp on the vehicle's instrument panel, if the oil condition is bad. After the implementation of this electronic system in the vehicle, a number of advantages are verified due to the oil change taking place at the appropriate time instead of having to change based on information from the vehicle manufacturer, whether it is distance traveled or time of oil use, which although they are easy to verify data against a real-time oil condition, they are not accurate data and this inaccuracy results in long-term perceived engine problems as well as other factors such as the environment. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37457 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Matheus Araujo.pdf Restricted Access | 679.48 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.