Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37457
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGOMES, Cleber Willian-
dc.contributor.advisorGERULAITIS, Carla-
dc.contributor.authorARAÚJO, Matheus Ivo de-
dc.date.accessioned2025-10-28T19:43:52Z-
dc.date.available2025-10-28T19:43:52Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.citationARAÚJO, Matheus Ivo de. Monitoramento eletrônico do óleo lubrificante no motor em tempo real. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2021. 32 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37457-
dc.description.abstractResumo Um modelo de projeto é apresentado, para monitoramento da condição do óleo lubrificante em tempo real. O modelo é elaborado através de sensores colocados no sistema de lubrificação do motor, obtendo dados a respeito de densidade, viscosidade e temperatura do óleo a fim de identificar variações que são essenciais na avaliação de um lubrificante, seja ele bom ou não. Um algoritmo recebe os sinais lógicos desses sensores e gera uma saída como resposta a situação do óleo, acendendo uma lâmpada no painel de instrumentos do veículo, se a condição do óleo for ruim. Após a implementação desse sistema eletrônico no veículo, é verificado uma série de vantagens devido a troca de óleo ocorrer no momento adequado em vez de haver uma troca com base em informações do fabricante do veículo, seja distância percorrida ou tempo de uso do óleo, que apesar de serem informações mais fáceis para verificar do que a condição do óleo em tempo real, não são dados precisos e essa imprecisão acaba resultando em problemas no motor a longo prazo e também em outros fatores como meio ambiente. Abstract A project model is presented to monitor the condition of the lubricating oil in real time. The model is elaborated through depth sensors in the engine's lubrication system, obtaining data about some physical quantities of the oil in order to identify variations that are essential in the evaluation of a lubricant, whether it is good or not. An algorithm receives the logical signals from sensor sensors and generates an output in response to the oil situation, lighting a lamp on the vehicle's instrument panel, if the oil condition is bad. After the implementation of this electronic system in the vehicle, a number of advantages are verified due to the oil change taking place at the appropriate time instead of having to change based on information from the vehicle manufacturer, whether it is distance traveled or time of oil use, which although they are easy to verify data against a real-time oil condition, they are not accurate data and this inaccuracy results in long-term perceived engine problems as well as other factors such as the environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Eletrônica Automotivapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectEletrônica (aplicações industriais)pt_BR
dc.subjectEngenharia automotivapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectÓleos lubrificantespt_BR
dc.subjectEletrônica digitalpt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleMonitoramento eletrônico do óleo lubrificante no motor em tempo realpt_BR
dc.title.alternativeElectronic monitoring of engine lubricating oil in real timept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Matheus Araujo.pdf
  Restricted Access
679.48 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.