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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37452| Title: | O modal hidroviário: um estudo comparativo entre rodovia e hidrovia |
| Other Titles: | The waterway mode: a comparative study between highways and waterways |
| Authors: | RIGONI, Rodrigo Donizete da Silva |
| Advisor: | DANDARO, Fernando |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Hidrovias;Transporte hidroviário |
| Issue Date: | 2015 |
| Publisher: | 109 |
| Citation: | RIGONI, Rodrigo Donizete da Silva. O modal hidroviário: um estudo comparativo entre rodovia e hidrovia, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2015 |
| Abstract: | Um país com proporções continentais, com uma vasta diversidade de fauna e flora, e ao mesmo tempo um pais industrialmente produtor, mas com um grande problema: escoamento de seus produtos, tanto industriais com agrícolas de uma forma ágil e com baixo custo. Um país onde sua colonização se deu graças a sua riqueza hidrográfica, com rios de planalto (que possibilitam a produção de energia elétrica) e rios de planície (navegáveis) que cortam suas extremidades. O objetivo deste trabalho é identificar as modalidades de transporte destacando a importância do modal hidroviário, analisar as vantagens em relação ao custo do transporte hidroviário em relação ao rodoviário e aplicar análise especialmente na hidrovia Tiete Paraná, para tanto, como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, obtendo dados secundários para uma análise quantitativa, obtendo se um resultado favorável e um panorama viável para a utilização da hidrovia como o modal mais A country with continental proportions, with a wide coutry diversity of wildlife, while a country industrially produced but with one big problem: runoff from their products, both industrial and agricultural with an agile and low cost. A country where its colonization occurred thanks to its wealth river with upland rivers (which enable the production of electricity) and lowland rivers (navigable) that cut their ends. In this scenario where the flow of goods must be agile and both economical and sustainable as we have today a forgotten option, the means that enabled our exploration in remote times, the waterways, obtaining a favorable outcome and a panorama feasible to use the waterway as the modal more economically and sustainably correct our transport matrix. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37452 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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