Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37452
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDANDARO, Fernando-
dc.contributor.authorRIGONI, Rodrigo Donizete da Silva-
dc.date.accessioned2025-10-28T19:15:39Z-
dc.date.available2025-10-28T19:15:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRIGONI, Rodrigo Donizete da Silva. O modal hidroviário: um estudo comparativo entre rodovia e hidrovia, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37452-
dc.description.abstractUm país com proporções continentais, com uma vasta diversidade de fauna e flora, e ao mesmo tempo um pais industrialmente produtor, mas com um grande problema: escoamento de seus produtos, tanto industriais com agrícolas de uma forma ágil e com baixo custo. Um país onde sua colonização se deu graças a sua riqueza hidrográfica, com rios de planalto (que possibilitam a produção de energia elétrica) e rios de planície (navegáveis) que cortam suas extremidades. O objetivo deste trabalho é identificar as modalidades de transporte destacando a importância do modal hidroviário, analisar as vantagens em relação ao custo do transporte hidroviário em relação ao rodoviário e aplicar análise especialmente na hidrovia Tiete Paraná, para tanto, como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, obtendo dados secundários para uma análise quantitativa, obtendo se um resultado favorável e um panorama viável para a utilização da hidrovia como o modal maispt_BR
dc.description.abstractA country with continental proportions, with a wide coutry diversity of wildlife, while a country industrially produced but with one big problem: runoff from their products, both industrial and agricultural with an agile and low cost. A country where its colonization occurred thanks to its wealth river with upland rivers (which enable the production of electricity) and lowland rivers (navigable) that cut their ends. In this scenario where the flow of goods must be agile and both economical and sustainable as we have today a forgotten option, the means that enabled our exploration in remote times, the waterways, obtaining a favorable outcome and a panorama feasible to use the waterway as the modal more economically and sustainably correct our transport matrix.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectHidroviaspt_BR
dc.subjectTransporte hidroviáriopt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleO modal hidroviário: um estudo comparativo entre rodovia e hidroviapt_BR
dc.title.alternativeThe waterway mode: a comparative study between highways and waterwayspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O MODAL HIDROVIÁRIO, UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE RODOVIA E HIDROVIA.pdf
  Restricted Access
3.57 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.