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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37313| Title: | Da democracia Corinthiana ao bando de loucos: a evolução das campanhas de marketing do Corinthians |
| Other Titles: | From Corinthian democracy to bando de loucos: the evolution of Corinthians' marketing campaigns |
| Authors: | FACCO, Breno Eduardo Petrovich |
| Advisor: | TAGUCHI, Renato Leandro |
| Other contributor: | BONETTE, Luiz Rodrigo LIMA, Patrícia Cristina de |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Marketing esportivo;Marketing |
| Issue Date: | 6-Jun-2023 |
| Publisher: | 173 |
| Citation: | FACCO, Breno Eduardo Petrovich. Da Democracia Corinthiana ao Bando de Loucos : a evolução das campanhas de Marketing do Corinthians, 2023. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Marketing) Fatec Nilo de Stéfani, Jaboticabal, 2023. |
| Abstract: | O Marketing Esportivo é uma área que envolve mais do que fatores racionais, lidando
com a emoção do torcedor. Os clubes de futebol, em sua maioria, são associações
esportivas, com sócios-torcedores e sócios das sedes sociais. Isso impacta na política
dos clubes. Uma das fontes de receita dos times em todo o mundo é o Marketing.
Embora as equipes brasileiras não divulgam o valor investido nessa área, o impacto nas
finanças é alto, incluindo os patrocínios apresentados nos uniformes oficiais. O Sport
Club Corinthians Paulista é um dos times mais populares do Brasil, com mais de 30
milhões de torcedores. Entre suas campanhas mais marcantes, a Democracia
Corinthiana, que envolveu, além da parte esportiva, uma mudança na política do país,
que passava por uma ditadura militar. Nesse trabalho foram analisadas algumas das
campanhas de Marketing mais marcantes da história do Corinthians. The Sports Marketing is an area that involves more than rational factors, dealing with the fans’ emotions. Soccer clubs, for the most part, are sports associations, with supporter members and social club memberships. This impacts on club politics. One of the sources of income for teams all over the world is Marketing. Although the Brazilian teams do not disclose the amount invested in this area, the impact on finances is high, including the sponsorships displayed on the official uniforms. Sport Club Corinthians Paulista is one of the most popular teams in Brazil, with more than 30 million fans. Among its most remarkable campaigns is Corinthians Democracy, which involved, in addition to sports, a change in the country's politics, which was going through a military dictatorship. This work analyzed some of the most outstanding Marketing campaigns in the history of Corinthians. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37313 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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|---|---|---|---|---|
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