Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37299
Title: O mercado de peças automotivas no Brasil: a visão dos profissionais da mecânica
Authors: Reis, Cleber Aparecido dos
Calore, Fernando dos Reis
Advisor: Ferreira, Marciel Aparecido
Other contributor: Ferrelra, Marciel Aparecido
Doti, Marcelo Micke
Araújo, Tiago Rodrigues
type of document: Monografia
Keywords: Autopeças;Marcas
Issue Date: Jul-2025
Publisher: 120
Citation: REIS, Cleber Aparecido dos; CALORE, Fernando dos Reis. O mercado de peças automotivas no Brasil: a visão dos profissionais da mecânica. Orientador: Marciel Aparecido Ferreira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Tecnológico em Gestão Empresarial) - Fatec Mário Robertson de Sylos Filho, Mococa, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar as preferências dos mecânicos sobre as grandes marcas automotivas no Brasil. O estudo contextualiza a história desde a Origem do Comercio, com marcos importantes como escambo, Rota das Sedas, revolução inglesa e planos de governo de Vargas e Jucelino Kubitschek. Evoluções que refletem no mercado automotivo atual. Os dados desta pesquisa são secundários obtidos através da revista “O Mecânico” (IPEC, 2023), onde a revista entrevistou profissionais mecânicos em todo território nacional. Os resultados que obtivemos revelam os grandes desafios das grandes marcas em relação a adoção desses profissionais, também nos revela que a visibilidade das marcas não garante a fidelidade de compra, levando em consideração qualidade, logística e disponibilidade do produto e o seu preço na hora da compra. Por fim nota-se uma mudança no comportamento das grandes marcas que busca estratégias como a fusão de empresas aumentando assim a quantidade de produtos em seu portfólio e obtendo maior parte entre os concorrentes no mercado exigindo que pequenas marcas buscam a tecnologia e inovação para se destacar como plataformas de digitais que apresenta alta neste momento.
This study aims to analyze the preferences of automotive mechanics regarding major auto parts brands in Brazil. It begins by contextualizing the topic within the broader historical evolution of commerce, highlighting key milestones such as barter systems, the Silk Road, the English Industrial Revolution, and governmental initiatives under Getúlio Vargas and Juscelino Kubitschek. These developments laid the foundation for the current structure of the Brazilian automotive sector. The research is based on secondary data collected by the magazine O Mecânico (IPEC, 2023), which conducted a nationwide survey with automotive professionals. The findings reveal significant challenges faced by leading brands in securing brand loyalty among mechanics. While brand visibility remains important, it does not guarantee frequent purchase. Factors such as product quality, pricing, logistics, and availability play a more decisive role in influencing consumer choices. Furthermore, the study observes behavioral shifts among larger brands, which have increasingly adopted strategies such as mergers and acquisitions to expand their portfolios and consolidate market share. In contrast, smaller brands are compelled to invest in technology and innovation—especially through digital platforms—in order to remain competitive and relevant in an evolving and increasingly digitized market landscape.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37299
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cleber e Fernando Apresentacao 2025.pptx335.8 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
TCC Cléber e Fernando - Biblioteca.pdf979.16 kBAdobe PDFView/Open
TA Cléber e Fernando.pdf513.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.