Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37216
Título: A importância da gestão e capacitação de lideres nas pequenas empresas do ramo de construção civil
Autor(es): FERNANDES, Lais Helena Vitor
SOARES, Lucas Victor de Souza
Orientador(es): FIORAVANTE, Igor Alexandre
Outro(s) contribuidor(es): COSTA, Daniel de Carvalho
WEYLL, Manuela
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Liderança;Produtividade
Data do documento: 2024
Editor: 251
Referência Bibliográfica: FERNANDES, Lais Helena Vitor; SOARES, Lucas Victor de Souza. A importância da gestão e capacitação de lideres nas pequenas empresas do ramo de construção civil, 2024.Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Fatec Taubaté, Taubaté, 2024.
Resumo: O setor da construção civil está se desenvolvendo de maneira notável no mercado, com crescimento anual expressivo, gerando inúmeras oportunidades formais de trabalho e empregando diversos profissionais. Neste contexto, a figura do líder desempenha um papel crucial na condução e orientação das equipes, especialmente devido à natureza dinâmica e incerta do setor. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a importância da gestão e capacitação de líderes em pequenas empresas de construção civil na cidade de Taubaté. O Objetivo desta pesquisa foi discutir e refletir acerca do papel da liderança, a relevância do líder, a importância da capacitação e o aprimoramento de suas competências e habilidades. Para isso, foi realizada uma pesquisa com líderes e liderados do setor. Os resultados revelaram que a maioria dos líderes não participa regularmente de cursos ou palestras sobre liderança e gestão, e as empresas onde atuam raramente incentivam ou oferecem capacitação formal. Isso indica que o modo de liderança adotado é mais instintivo e não segue um modelo específico de gestão. A pesquisa é de natureza quantitativa e a metodologia exploratória por meio de pesquisa bibliográfica. Concluiu-se que quando o líder é capacitado e a sua gestão é eficaz, isto pode resultar em efeitos positivos para as empresas, como melhoria do engajamento dos funcionários, aumento na produtividade e qualidade do trabalho, identificação e desenvolvimento das potencialidades da equipe, resultando na redução da rotatividade e de processos trabalhistas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37216
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.