Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37193| Título: | Metodologia para apoio à decisão de alocação de salas e laboratórios em uma instituição de ensino superior |
| Título(s) alternativo(s): | Methodology to support the decision on the allocation of rooms and laboratories in a higher education institution |
| Autor(es): | SILVA, Matheus Paixão |
| Orientador(es): | FRAGOSO, Carlos Antonio |
| Outro(s) contribuidor(es): | RODRIGUES, Marcius Marcos FERREIRA, Gustavo Quirino |
| Tipo documental: | Monografia |
| Palavras-chave: | Metodologia de pesquisa;Análise de dados;Programação linear |
| Data do documento: | 23-Jun-2025 |
| Editor: | 105 |
| Referência Bibliográfica: | SILVA, Matheus Paixão. Metodologia para apoio à decisão de alocação de salas e laboratórios em uma instituição de ensino superior, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2025. |
| Resumo: | Todo início de semestre, a atribuição eficiente das disciplinas dos cursos às salas de aula têm
sido um desafio para as instituições de ensino ao redor do mundo. Entretanto, a atribuição
dessas disciplinas às salas é geralmente feita de forma manual, processo dispendioso que pode
gerar alocações ineficientes e ineficazes para essas instituições. Assim, este trabalho teve como
objetivo solucionar o que é comumente conhecido na literatura como Problema de Alocação
de Salas (PAS) na Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba – Dr. Archimedes Lammoglia
(FATEC-ID). O problema existente foi modelado através de métodos de Programação Linear,
e implementado através de uma aplicação web. Na fundamentação teórica são apresentados
alguns conceitos chave relacionados à Pesquisa Operacional e ao problema de timetabling,
tópico em que o PAS tem sua fundamentação, e que sustentam a pesquisa os quais são
ancorados em práticas de pesquisas apresentadas em um conjunto de trabalhos relacionados ao
PAS ou ao problema de timetabling no geral. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada
uma pesquisa experimental, que consiste na determinação de um objeto de estudo, na seleção
de variáveis que sejam capazes de influenciá-lo, e na definição dos meios para controlar e
observar os efeitos que esta variável manipulada possa produzir nesse objeto. Assim, com a
documentação, apresentação e análise dos dados, buscou-se resultados que pudessem mostrar
a viabilidade da solução implementada para o PAS na FATEC-ID. At the beginning of every semester, the efficient assignment of course subjects to classrooms has been a challenge for educational institutions around the world. However, this assignment is usually done manually—a time-consuming process that can lead to inefficient and ineffective allocations. This work aimed to address what is commonly known in the literature as the Classroom Allocation Problem (CAP) at the Faculty of Technology of Indaiatuba – Dr. Archimedes Lammoglia (FATEC-ID). The existing problem was modeled using Linear Programming methods and implemented through a web application. The theoretical foundation presents key concepts related to Operations Research and the timetabling problem, the area from which the CAP derives its basis, supported by research practices drawn from a set of studies related to the CAP or the timetabling problem in general. To achieve the proposed goals, an experimental study was conducted, which involves identifying an object of study, selecting variables capable of influencing it, and defining methods to control and observe the effects that the manipulated variable may produce on this object. Thus, through documentation, presentation, and analysis of data, the aim was to obtain results that could demonstrate the feasibility of the implemented solution for the CAP at FATEC-ID. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37193 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Matheus P.Silva.pdf Restricted Access | 2.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.