Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFRAGOSO, Carlos Antonio-
dc.contributor.authorSILVA, Matheus Paixão-
dc.contributor.otherRODRIGUES, Marcius Marcos-
dc.contributor.otherFERREIRA, Gustavo Quirino-
dc.date.accessioned2025-10-23T17:50:29Z-
dc.date.available2025-10-23T17:50:29Z-
dc.date.issued2025-06-23-
dc.identifier.citationSILVA, Matheus Paixão. Metodologia para apoio à decisão de alocação de salas e laboratórios em uma instituição de ensino superior, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37193-
dc.description.abstractTodo início de semestre, a atribuição eficiente das disciplinas dos cursos às salas de aula têm sido um desafio para as instituições de ensino ao redor do mundo. Entretanto, a atribuição dessas disciplinas às salas é geralmente feita de forma manual, processo dispendioso que pode gerar alocações ineficientes e ineficazes para essas instituições. Assim, este trabalho teve como objetivo solucionar o que é comumente conhecido na literatura como Problema de Alocação de Salas (PAS) na Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba – Dr. Archimedes Lammoglia (FATEC-ID). O problema existente foi modelado através de métodos de Programação Linear, e implementado através de uma aplicação web. Na fundamentação teórica são apresentados alguns conceitos chave relacionados à Pesquisa Operacional e ao problema de timetabling, tópico em que o PAS tem sua fundamentação, e que sustentam a pesquisa os quais são ancorados em práticas de pesquisas apresentadas em um conjunto de trabalhos relacionados ao PAS ou ao problema de timetabling no geral. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa experimental, que consiste na determinação de um objeto de estudo, na seleção de variáveis que sejam capazes de influenciá-lo, e na definição dos meios para controlar e observar os efeitos que esta variável manipulada possa produzir nesse objeto. Assim, com a documentação, apresentação e análise dos dados, buscou-se resultados que pudessem mostrar a viabilidade da solução implementada para o PAS na FATEC-ID.pt_BR
dc.description.abstractAt the beginning of every semester, the efficient assignment of course subjects to classrooms has been a challenge for educational institutions around the world. However, this assignment is usually done manually—a time-consuming process that can lead to inefficient and ineffective allocations. This work aimed to address what is commonly known in the literature as the Classroom Allocation Problem (CAP) at the Faculty of Technology of Indaiatuba – Dr. Archimedes Lammoglia (FATEC-ID). The existing problem was modeled using Linear Programming methods and implemented through a web application. The theoretical foundation presents key concepts related to Operations Research and the timetabling problem, the area from which the CAP derives its basis, supported by research practices drawn from a set of studies related to the CAP or the timetabling problem in general. To achieve the proposed goals, an experimental study was conducted, which involves identifying an object of study, selecting variables capable of influencing it, and defining methods to control and observe the effects that the manipulated variable may produce on this object. Thus, through documentation, presentation, and analysis of data, the aim was to obtain results that could demonstrate the feasibility of the implemented solution for the CAP at FATEC-ID.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectMetodologia de pesquisapt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleMetodologia para apoio à decisão de alocação de salas e laboratórios em uma instituição de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeMethodology to support the decision on the allocation of rooms and laboratories in a higher education institutionpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Matheus P.Silva.pdf
  Restricted Access
2.9 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.